Publicada em 09/11/2018 às 11h09 (atualizada há 09/11/2018 - 11:39)
Representantes de unidades socioambientais de tribunais e conselhos da Justiça do país se reuniram, em Brasília, nessa quarta-feira (8) para o 1º Workshop Socioambiental do Poder Judiciário. O evento teve por objetivo permitir a troca de experiência entre os gestores acerca da implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) em cada entidade e, também, debater novos projetos para a área. A coordenadora de Gestão Estratégica, Elisabete Duarte, e a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Adriana Freire, foram os nomes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) no encontro.
Na ocasião, também foi apresentado o 2º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, que apresentou uma evolução nos indicadores de consumo, pois foi constada uma média de 23% de redução no gasto com material de limpeza; de 19% nas despesas com reformas; de 13% no consumo de copos descartáveis e de 10% no consumo de papel, além de outros. O documento é elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ).
A consolidação dos indicadores do PLS no TRT-PE é feita pelo Setor de Gestão Socioambiental e publicada no site da instituição. Lá é possível auferir que o Regional Trabalhista de Pernambuco reduziu o consumo de energia elétrica, água e esgoto, serviços telefônicos e postais, combustível e papel no comparativo de 2017 com 2015. A adoção do Processo Administrativo Eletrônico (Proad), a regulamentação do teletrabalho, a substituição paulatina de lâmpadas e equipamentos de maior eficiência energética, bem como de modelos automáticos de torneiras são exemplos de ações adotadas pelo Regional nesse intervalo.
Alguns desses indicadores foram ainda menores em 2016, quando o Tribunal precisou adotar uma política rígida de contenção de despesas, em razão de um corte de quase 30% no orçamento de custeio sancionado pela Lei Orçamentária Anual daquele ano, quando foi necessário, inclusive, a modificação do horário de expediente e o desligamento de parte dos elevadores.
Notícia relacionada:
2º Balanço Socioambiental: Justiça reduz gastos e impactos ao meio ambiente
Texto: Helen Falcão
Fotos: CNJ