Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 dá início ao Congresso do Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil

Evento traz como tema “A condição humana do trabalhador: violências no trabalho, não mais”

O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) deu início, na tarde dessa segunda-feira (19), ao V Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e II Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que este ano traz como tema “A condição humana do trabalhador: violências no trabalho, não mais”. Até quarta-feira (21), no auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco, renomados especialistas em segurança, saúde, aprendizagem e proteção a jovens, estão discutindo atuais e relevantes questões em suas áreas de atuação.

Abrindo oficialmente o Congresso, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, pontuou que o evento é um momento viável para reafirmação do compromisso de promoção da paz social. “Desejo um evento exitoso em seu conteúdo e que tenhamos a oportunidade de refletir sobre os temas tão próprios de nossa justiça, mas que, por vezes, negligenciamos, que são a saúde e a segurança do trabalhador, e a preocupação com a inserção de nossas crianças no mercado de trabalho”.

Juiz Milton Gouveia apontou a educação como fator de mudança social

Des. Paulo Alcantara convocou plateia a lutar por um ambiente de trabalho mais decente

Na sequência, o coordenador-geral do Congresso, juiz Milton Gouveia, em seu pronunciamento, destacou a importância da educação como ponto central na formação do jovem. “Esse encontro é de grande valia, principalmente, pelo componente da interação, pois os expositores também vão aprender com a inquietude e os questionamentos da juventude aqui presente”. E o coordenador científico do evento, desembargador Paulo Alcantara, falou em seguida, enfatizando que, lamentavelmente, ainda existe enorme violência contra o trabalhador e contra o menor. “Esse evento é uma reação civil. Temos que reagir e não esperar outros resolverem. Devemos ter a iniciativa. Então, conclamo todos vocês a participarem dessa causa”.

Para juiz Roberto Oliva, sociedade tem o dever de assegurar um trabalho digno

A conferência inaugural ficou a cargo do membro da Comissão Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, juiz José Roberto Dantas Oliva, que palestrou sobre Trabalho Infantil: violência e violação de direitos fundamentais. O magistrado trouxe um panorama mundial e nacional sobre a condição de jovens no mercado de trabalho. “A sociedade tem o dever de assegurar a devida tutela do direito a uma existência digna, na qual é iminente o direito ao trabalho e ao não trabalho antes da idade mínima, não apenas para si, mas para a geração futura. E a Justiça do Trabalho é instrumento para tanto”.

Compuseram a mesa de honra o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença; os gestores regionais dos Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Adriana Freitas; a secretária executiva de Atenção e Vigilância em Saúde de Olinda, Zelma Pessoa (representando o prefeito Lupércio Nascimento); a analista de Políticas Públicas da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, Patrícia dos Anjos (representando o superintendente Eduardo Geovane); o diretor da Fundacentro/PE, Maurício Viana; e o advogado da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape), Grinaldo Gadelha (representando o presidente Bruno Batista).

Também prestigiaram a abertura do evento o vice-presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho; as magistradas do TRT-PE desembargadoras Eneida Melo Correia de Araújo e Ana Cláudia Petruccelli de Lima, e as juízas Carmen Richlin, Andrea Keust e Sarah Yolanda, entre outras autoridades.

Apresentação Cultural: Orquestra do Alto da Mina tocou Keonon (de Pachelbel) e Hallelujah (de Cohen)

Getrin6

O Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Decente – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Texto/foto: Fábio Nunes