Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Pleno aprova escolha do imóvel que sediará as Varas do Trabalho do Recife

Durante a última sessão do Pleno que presidiu em sua gestão (2017-2019) à frente da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), na terça-feira (05), o presidente Ivan Valença consolidou uma das principais conquistas almejadas pelo Regional nos últimos anos: a aprovação da aquisição do imóvel para sediar o Fórum Advogado José Barbosa de Araújo – Fórum Trabalhista do Recife, integrado pelas 23 varas da capital. Dentre os que se habilitaram no edital de chamamento público, o prédio escolhido foi o ofertado pelo grupo empresarial formado pelas empresas Aurora Investimentos Ltda., Nascente Participações Ltda. e Sym Incorporações e Participações Ltda., onde atualmente funciona a empresa Contax. Submetida aos desembargadores no plenário, a compra do imóvel foi aprovada por unanimidade.

Depois de haverem funcionado no prédio na Sudene e provisoriamente no Fórum de Jaboatão, as 23 varas da capital estão atualmente no bairro da Imbiribeira em um prédio locado. Ao submeter ao Pleno o processo de aquisição do imóvel, o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, evidenciou em seu voto que “o Sexto Regional procura uma solução definitiva para o Fórum Trabalhista do Recife há mais de uma década”. Além disso, demonstrou preocupação em caso de o Tribunal ter de continuar arcando com os custos do aluguel, sobretudo por causa do cenário de restrição orçamentária vivido e que tende a se agravar. Agora a proposta será submetida ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).


Homenageado

Ao final da última sessão como presidente da casa, o desembargador Ivan Valença agradeceu o apoio de todos e desejou sucesso aos próximos gestores do biênio 2019-2021, os desembargadores Valdir Carvalho (presidente), Dione Furtado (vice-presidente), Clara Saboya (corregedora) e Vírgínia Canavarro (ouvidora).

Emocionado, o magistrado citou passagens bíblicas que pautaram seus pensamentos e atitudes nos dois anos que atuou como presidente: “Portanto, meus amados irmãos, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”, destacou, tentando encerrar a sessão, quando os pares o interromperam.

Carregados de forte emoção, os integrantes do Pleno, um a um, prestaram suas homenagens, a começar pelo desembargador Valdir Carvalho, que assume a Presidência da casa a partir de hoje (7), em solenidade de posse marcada para as 17h. “V. Exa. está encerrando sua administração com chave de ouro, com duas conquistas extraordinárias para o Tribunal: a autogestão em saúde e a aprovação da proposta de aquisição de imóvel, a ser submetido ao CSJT”. O magistrado também mencionou a conquista da categoria Ouro no selo Justiça em Números, concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltando que finda a gestão com todas as conquistas possíveis.

A desembargadora Dione Furtado, atual corregedora e futura vice-presidente,  sublinhou a simplicidade com que o presidente sempre agiu. Em seguida, a decana do Regional, desembargadora Eneida Melo realçou seu espírito humano, que fez toda diferença na administração. “Nunca vi um Tribunal tão participativo, V. Exa. imprimiu a marca de ouvir, de querer a participação de todos, de passar a sensação de pertencimento aos colegas”.

As distinções se seguiram por toda a bancada. A desembargadora Gisane Araújo elogiou todas as conquistas da Administração, realçando o fechamento da proposta para aquisição do novo prédio, “uma busca do TRT-PE que remonta a mais uma década”. A desembargadora Virgínia Canavarro resumiu, dizendo: “o senhor deu uma luz ao Tribunal que veio do amor a Deus”.

A futura corregedora, desembargadora Clara Saboya, citou Timóteo: “‘Completei a corrida, combati o bom combate e guardei a fé’. Eu acho que isso resume o tempo do senhor como corregedor e, principalmente, como presidente”.

Sabedoria, união e serenidade foram citados sem reservas, pelos pares, como marcas do presidente. Os demais presentes à sessão também se manifestaram. Confira trechos dos tributos prestados:

Nise Pedroso, “Confirmo como o senhor é especial. Alguém que está sempre com Deus não poderia ser diferente. Agradeço o apoio da Administração e entrego a Escola Judicial com a sensação de dever cumprido.”

Ruy Salathiel “O senhor sai da gestão deixando o Tribunal mais unido do que quando entrou. Esse seu jeito gentil e firme ao mesmo tempo em muitas decisões difíceis encantou a todos”.

Socorro Emerenciano: “Só tenho elogios e agradecimentos. Falhas todos temos e o senhor por certo tem as suas, mas eu não consigo enxergar nenhuma delas. Enalteço seu lado religioso que, por certo, deu-lhe muita sabedoria para dirigir o Tribunal da forma como dirigiu”.

Fábio Farias “O exercício desse cargo exige o máximo de esforço para passar ao colega que sucede algo melhor do que recebeu e V. Exa. realmente conseguiu fazê-lo”. Manifesto o integral apoio que tive em tudo o que pude desempenhar neste Tribunal. Tive igual apoio nos meus erros e acertos, o que só enaltece a qualidade do presidente”.

Paulo Alcantara: “Não há bem que não acabe. De certo, o final de sua Administração corrobora essa frase. Que os que virão possam retomar esse bem”.

Luciano Alexo: “Cada administrador deixa sua marca e V. Exa. deixa inúmeras conquistas. Destaco duas características: administração participativa e a simplicidade. Isso serve de lição para todos nós”.

Eduardo Pugliesi: “Desde que cheguei ao Tribunal, identifiquei-me muito com V. Exa. por dois sentimentos que reputo essenciais ao ser humano: a fé e o amor, e essas foram marcas da sua gestão, e por isso teve tanto sucesso. Mais importante do que as palavras é o exemplo e o senhor deixa um exemplo a ser seguido por todos dois”.

Ana Cláudia Petruccelli “Tive a sorte e o orgulho de ser recebida aqui no Tribunal pelo senhor. Conquistou-me seu jeito simples, humilde, sempre transparecendo muita humanidade em tudo o que faz. É um motivo de muita alegria a oportunidade de acompanhar sua gestão, muito próspera”.

Solange Moura de Andrade: “Uma pessoa sempre iluminada, humilde, pronta a ajudar. Desejo todo sucesso na sua vida profissional e pessoal, e aos novos que estão entrando”.

Juiz Milton Gouveia: “O que ficou claro para todos foi uma Administração participativa. É de muita grandeza um presidente de um tribunal encaminhar as ações e direções de sua administração com esse viés”.

Juíza Carmen Richlin: “Ratifico tudo o que já foi dito, parabenizo a Administração que sai e desejo sucesso à que tomará posse. Sobre o presidente, destaco sua fé, simplicidade, mas chamo atenção para o seu lado humano, que se destaca em todas as suas atitudes.”

Advogado Luís Carlos Moro, representante da AATP: “Em nome dos colegas da advocacia, agradeço e testemunho que só recebi de V. Exa. um tratamento principesco, e essa é só uma pequenina fração daquilo que suponho seja a generalidade de sua conduta”.

Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, Adriana Freitas Evangelista Gondim: “Em nome de todos os colegas do MPT, externo minha sincera admiração pela forma como o senhor conduz o tribunal. De todas as qualidades, é enaltecida sua cordialidade, que traz uma harmonia que, junto a toda a sensibilidade que lhe é inerente, contribuiu para o destaque que o tribunal alcançou. Desejo que continue nesse caminho de fé, sendo instrumento de transformação na vida de todos que tenham a oportunidade de conviver com o senhor”.

Texto: Mariana Mesquita/Eugenio Jerônimo