Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 discute ações integradas para marcar mês dedicado à saúde e segurança no trabalho 


Lembrar vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Para esse propósito, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) escolheu o dia 28 de abril. Numa ampliação dessa campanha, entidades ligadas às questões de segurança no ambiente laboral elegeram o mês inteiro de abril como marco para difundir ações relacionadas à saúde do trabalhador, criando o Abril Verde. 

Para chamar a atenção de todos os que podem contribuir com a diminuição dos males que afetam a saúde e a prevenção de condições que põem em risco a vida dos trabalhadores, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) planeja durante o próximo mês de abril a realização de ações de forma integrada pelos diversos órgãos que se ocupam da questão. Assim, na última sexta-feira (22), o Getrin6 promoveu, na sede da OAB-PE, uma reunião de planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do Abril Verde, contando com a presença dos integrantes do comitê e de outras entidades afins. 

Gestores do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o desembargador Fábio Farias e a juíza Ana Freitas dirigiram a reunião, na qual os diversos participantes informaram a programação que desejam cumprir para propagar o Abril Verde. O desembargador destacou a importância da cooperação entre os órgãos para dar maior visibilidade e profundidade às ações. “Cada um dos órgãos que integra o Getrin6, bem como de outras instituições aqui presentes, conta com especialistas em diversas áreas da saúde e segurança no trabalho, e pode enriquecer os eventos com a participação como palestrantes”, destacou. 

Ao final do encontro, ficou acertado que o Getrin6 realizará, no dia 25 de abril, um seminário alusivo ao 28 de abril, que vai cair num domingo. Sob a coordenação da juíza Ana Freitas, a programação do evento – o qual vai acontecer no auditório da OAB-PE – está sendo estruturada e vai oferecer três palestras no turno da manhã e três no turno da tarde. Abertas ao público externo, as conferências serão conduzidas por profissionais de reconhecido domínio no campo da prevenção de acidentes. 

Durante todo o mês, prédios de alguns órgãos vão iluminar as fachadas com a cor verde, a exemplo da sede do TRT-PE. No reforço à difusão da cultura de um ambiente de trabalho salubre, será distribuída uma cartilha criada pelo Ministério Público do Trabalho e outra pela Amatra6. 

Numa outra frente de atuação, os integrantes do encontro decidiram fazer articulação para que as câmaras municipais de Olinda e do Recife discutam a aprovação de legislação pertinente à segurança no trabalho nas respectivas cidades.  

O Getrin6 volta a se reunir no próximo dia 12 de abril, no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.  

Participaram da reunião o procurador do trabalho Leonardo Mendonça; a presidente da Amatra VI, juíza Laura Botelho; o representante da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) Grinaldo Gadelha; Hélio Lopes e Luiz Antônio de Melo (Fundacentro); Simone Holmes (Superintendência Regional do Trabalho); Edson Cantarelli (Fiscalização do Trabalho); Álvaro Jordão (SETEQ/SETRAQ); Cristiana Magalhães e Maria Vilma (Shopping Riomar); Balatazar Monteiro (Caape); Patrícia Ferreira (SRT/PE); Cybelle dos Santos (Cerest); Marcius Assis (Inemast); Admilson Ramos (Prefeitura de Olinda); Liliana Melo (PRR/5ª); Érica Souza (Hospital Esperança); Naisa Ribeiro e Ilan Moura (Câmara Municipal do Recife); Edda Lira (MPF)

Getrin6 - Criado em julho de 2012, o Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Texto/Foto: Eugenio Jerônimo