Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Gestor regional do Trabalho Seguro participa de Fórum em Suape

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio André de Farias, participou, na manhã dessa terça-feira (2), do Fórum Preparatório para o V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, no auditório do Complexo Industrial de Suape, em Ipojuca/PE. Dentro da programação da campanha Abril Verde, o evento foi organizado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), parceira do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), do qual o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) faz parte.

Após a sessão de abertura, o tecnologista da Fundacentro/ES, mestre em Saúde Coletiva, Antônio Carlos Garcia Júnior, falou sobre a aplicabilidade das NR-29 e NR-30, que regulam a proteção, primeiros socorros e condições de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. Depois da palestra, o desembargador Fábio Farias, o diretor da Fundacentro, Maurício Viana, e o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, foram convidados a debater sobre o tema.

Abril Verde

Neste mês, o Getrin6 vai intensificar as ações junto a magistrados, servidores, advogados, entidades públicas e privadas, entidades sindicais, organizações, estudantes e à sociedade em geral, visando desenvolver uma cultura prevencionista, voltada a um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Dentro da programação está prevista a realização de palestras, seminário, audiência pública e distribuição de material educativo (produzido pelo MPT).

A campanha marca o mês de abril no calendário nacional com a cor verde, que representa a Segurança do Trabalho. Criado em 2014, pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, o Movimento tem como objetivo reduzir os acidentes de trabalho, mobilizando órgãos, governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, marcando o Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28) - data escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Getrin6

Criado em julho de 2012, o Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho (SRT/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/Caape) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e tem como gestores regionais os magistrados do TRT-PE, desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas.

Confira mais fotos do Fórum.

Texto/Fotos: Fábio Nunes