Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

MPT inaugura nova sede no Recife

Presidente do TRT-PE, Valdir Carvalho (c), ladeado por Ronaldo Curado Fleury (procurador-geral do Trabalho), Geraldo Júlio (prefeito do Recife); Adriana Gondim (procuradora-chefe do MPT-PE); desembargadores do TRT-PE Ruy Salathiel e Eduardo Pugliesi, e Silvio Lins (procurador geral adjunto do município)

Nessa quinta-feira (4), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Valdir Carvalho, prestigiou a cerimônia de inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), que passa a funcionar no edifício Manoel Orlando de Melo Goulart (Rua Conselheiro Portela, 531, bairro do Espinheiro). O desembargador, que é originário do MPT, havendo ingressado em 2002 no TRT-PE pelo Quinto Constitucional, compôs o dispositivo de honra da solenidade, ao lado de Ronaldo Curado Fleury (procurador-geral do Trabalho), Adriana Gondim (procuradora-chefe do MPT-PE), Sebastião Vieira Caixeta (conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público) e Ângelo Fabiano Farias da Costa (presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho).

Orquestra Criança Cidadã executa Hino Nacional

Após a abertura da cerimônia, com Hino Nacional executado pela Orquestra Criança Cidadã, e diante de uma platéia apinhada de autoridades dos três poderes de todo o estado e de profissionais da área jurídica, além de membros e servidores do órgão, Adriana Gondim discursou, carregada de emoção, narrando a trajetória do Ministério Público em Pernambuco e lembrando cada um dos nomes envolvidos nos esforços que culminaram na próspera construção da nova sede. Entre os reverenciados, a procuradora-chefe citou o presidente Valdir Carvalho, reconhecendo a importância de suas articulações, desde os tempos em que foi procurador-chefe do MPT-PE, em 1991.

Procuradora-chefe do MPT-PE, Adriana Gondim faz discurso emocionado

Ao seu turno, o presidente do TRT-PE relembrou sua trajetória profissional, a partir da entrada no MPT da 13ª Região, em 1986, e principalmente ao ser removido para a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6), quando alugou um prédio na Av. Agamenon Magalhães para funcionar como sede da Procuradoria, uma das primeiras providências que tomou como procurador-chefe, cargo que assumiu em 1991.
 

Presidente Valdir Carvalho: “A nova sede proporcionará excelentes condições de trabalho para a prestação de serviços fundamentais à sociedade”
 

Em seguida, lembrou da primeira sede própria do órgão, adquirida na gestão do procurador Manoel Goulart – a quem a designação do novo prédio justamente homenageia –, relatando a estreita relação de amizade que manteve com ele e elevando seus nobres princípios éticos e morais. “Dúvidas não tenho. A nova sede proporcionará excelentes condições de trabalho para a prestação de serviços fundamentais à sociedade na esfera do meio ambiente do trabalho”, arrematou.
 

Adriana Gondim e Ronaldo Curado Fleury descerram a placa de inauguração

As novas instalações, cujas obras tiveram início em 2015 e foram concluídas após três anos e oito meses, proporcionam agora o funcionamento do órgão num só endereço, traduzindo-se num maior proveito quanto à organização interna do trabalho e também no relacionamento com o público. Antes, membros e servidores se dividiam em dois edifícios do Recife.

Procuradores celebram nova sede


Sustentabilidade e acesso O novo prédio tem 4.516, 83 m² de área construída e 10 pavimentos, nos quais estão instalados gabinetes e salas de trabalho para as atividades-meio e fim, quatro salas de audiência, biblioteca e auditório com espaço para 40 pessoas. O empreendimento foi construído com investimento de cerca de R$ 19 milhões. Na arquitetura, destaca-se a estrutura de vidro do prédio, promovendo boa luminosidade e maior economia de energia. Outro aspecto de sustentabilidade foi a aquisição de equipamentos hidráulicos mais econômicos, permitindo a redução em 60% do consumo de água. A obra também atende aos requisitos das normas de acessibilidade vigentes.

Nova sede Edifício Manoel Orlando de Melo Goulart (Rua Conselheiro Portela, 531, Espinheiro)

Homenageado O subprocurador-geral do Trabalho aposentado Manoel Orlando de Melo Goulart faz parte da história do MPT. Dos nomes que marcaram a trajetória do órgão, onde ingressou, como procurador, em 1985, é reconhecido pelos pares, familiares e amigos por sua disponibilidade e leveza no trato com todos e na maneira de agir. Em 1993, foi promovido a procurador Regional. De 2003 a 2007, foi chefe. Em 2013, assumiu o cargo de subprocurador e aposentou-se em junho de 2015. Faleceu no dia 9 de maio de 2016.

Também prestigiaram a solenidade os magistrados do TRT-PE, desembargadores Eneida Melo, Gisane Araújo, Virgínia Canavarro, Ivan Valença, Ruy Salathiel, Sergio Torres, Fábio Farias, Paulo Alcantara, Eduardo Pugliesi e Solange Moura e os juizes Milton Gouveia, Carmen Richlin, Carmen Vieira, Laura Botelho, Paula Muniz e a juíza aposentada Lígia Valois.


Confira mais fotos.


Texto: Mariana Mesquita

Fotos: Elysangela Freitas