Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Seminário Ética na Administração Pública e na Atividade Judiciária é realizado nesta sexta (5) na sede da Esmape

Na manhã desta sexta-feira (5), foi iniciado o seminário “Ética na Administração Pública e na Atividade Judiciária”. A iniciativa é fruto da parceria entre a Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), vinculada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE).

Para iniciar oficialmente as atividades, foram convidadas autoridades representantes das instituições conveniadas para compor o dispositivo de honra do evento. O desembargador do TJPE Eduardo Sertório, representando o desembargador Jones Figueirêdo, presidente da Esmape, recebeu o presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho, o diretor da EJ6, desembargador Ivan Valença, e o coordenador do Centro de Estudos Judiciários, procurador César Caúla.

O primeiro palestrante do dia foi o desembargador do TRT-PE Paulo Alcantara, enfrentando o tema “Ética e Educação: existe uma sociedade ética por natureza?”. Ainda durante a manhã, os participantes puderam prestigiar discussões sobre “Ética na 4ª Revolução Industrial”, com Luís Cláudio Allemand, conselheiro federal da Ordem dos Advogados de Brasil (OAB) e “Ética e Ministério Público”, com Jailda Eulídia da Silva Pinto, procuradora do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco.

Durante a tarde serão abordados os temas “Entre Ativismo e Garantismo: a Ética do juiz sob a perspectiva do enviesamento decisional e da (im)parcialidade”, com Alexandre Pimentel, juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco; “Ética Profissional, Deontologia e Exercício da Advocacia”, com Eduardo Pugliesi, desembargador do TRT6; e “Alterações promovidas pela Lei n.º 13.655/18 na LINDB e a ética na Administração Pública e na atividade judiciária”, com Leandro Fernandez Teixeira, juiz do TRT6.