Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Doutoranda da Universidade de Coimbra realiza pesquisa no Memorial do TRT-PE

A doutoranda em História pela Universidade de Coimbra, Portugal, Marcela Heráclio Bezerra realiza pesquisa no acervo do Memorial da Justiça do Trabalho e no Arquivo-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). A pesquisadora está fazendo levantamento e análise dos processos da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento do Cabo de Santo Agostinho, no período de 1980 a 1988.

Segundo a discente, esses processos, impetrados pelos trabalhadores rurais, se constituem como importantes fontes para a história da Justiça do Trabalho pernambucana, sem os quais é impossível preencher as lacunas sobre as disputas trabalhistas, objetivo crucial do seu projeto de doutorado.

A pesquisadora, que pertence ao quadro do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, desenvolve, atualmente, o projeto “As trabalhadoras rurais em movimento(s) – Pernambuco 1975-1988”, no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O projeto é um desdobramento dos estudos realizados no curso de mestrado, do Departamento de História da UFPE, cuja dissertação abordou “Mulheres (des)cobertas, histórias reveladas: relações de trabalho, práticas cotidianas e lutas políticas das trabalhadoras canavieiras na zona da mata sul de Pernambuco (1980-1988)”.

Memorial da Justiça do Trabalho

O Memorial, inaugurado em 2009, é um espaço reservado à preservação da história do TRT-PE, através de documentos, mobiliário e fotografias que contam a trajetória do judiciário trabalhista em Pernambuco, com parte do acervo tombado como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Convite - de 13 a 17 de maio, o Memorial promove a 17ª Semana de Museus, com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. Durante o evento, haverá palestras, rodas de diálogos, exposições e apresentação cultural. As inscrições são gratuitas, bastando enviar dados como nome e telefone de contato para memorial[at]trt6.jus[dot]br. Mais informações pelo (81) 3326-8136.

Texto: Fábio Nunes