Getrin6 planeja seminário sobre acidentes e violências no trabalho

O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) realizou reunião, na manhã da sexta-feira (12), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O encontro reuniu os principais representantes do Grupo para definir a grade do seminário Acidentes e as Diversas Expressões de Violência no Trabalho, que acontece dia 25, das 9h às 16h, no auditório da OAB-PE. (inscrições pelo e-mail: eventos.crpe@fundacentro.gov.br).

O evento é parte da programação do Abril Verde – campanha de redução de acidentes de trabalho, que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28) - data escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Neste mês, o Getrin6 está intensificando as ações junto a magistrados, servidores, advogados, entidades públicas e privadas, sindicatos, organizações, estudantes e à sociedade em geral, visando desenvolver uma cultura prevencionista, voltada a um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Dentro da agenda, ainda estão previstas a distribuição de material educativo, em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho (AmatraVI), na terça-feira (16), no Fórum Trabalhista do Recife; o Bate Papo com os aposentados sobre o TRT6 Saúde, na Sala de Sessões do Pleno, dia 22, às 14h30 (inscrição servidor ativo / inscrição servidor aposentado); e, encerrando a campanha, as palestras “Adoecimento mental relacionado ao trabalho”, e “Impacto do PJe na saúde mental dos servidores da 1ª instância do TRT da Sexta Região”, dia 30, às 14h, na Sala de Sessões do Pleno. (inscrição magistrados/servidores TRT6 / inscrição público externo)

Participaram do encontro os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas; o auditor fiscal e a analista de Políticas Públicas da SRT/PE, Edson Cantarelli Guerra e Patrícia dos Anjos; a secretária executiva da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), Ivanilda de Brito Barbosa; e os representantes da Prefeitura de Olinda: Admilson Ramos (coordenador de Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde) e Aline Leite (gerente da Vigilância Sanitária).

Getrin6

Criado em julho de 2012, o Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho (SRT/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/Caape) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Confira mais fotos da reunião.

Texto: Fábio Nunes

Foto: Elysangela Freitas