Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Tribunal inicia visita à imprensa para divulgar ações do Abril Verde


Desembargador Fábio Farias (centro) foi recebido pelo presidente do Diario de Pernambuco, Alexandre Rands, e pelo diretor Maurício Rands, nessa segunda (22)  

Gestor do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o desembargador Fábio Farias deu início nessa segunda-feira (22) a uma agenda de visitas aos órgãos de imprensa do Recife com o objetivo de divulgar ações que alertam para o grande número de acidentes de trabalho, foco da campanha Abril Verde. Em alusão ao 28 de abril, data escolhida para chamar a atenção da sociedade acerca da grave realidade que ainda acontece no ambiente de trabalho, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promove o seminário “Acidentes e as Diversas Expressões de Violência no Trabalho”. O evento acontece nessa quinta-feira (25), das 9h às 16h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE). A inscrição é realizada por um e-mail, no endereço eventos.crpe[at]fundacentro.gov[dot]br, com o nome completo, empresa/entidade, função e telefone. Os organizadores solicitam aos participantes levarem 1kg de alimento não perecível no momento do credenciamento (que será feito a partir das 8h, no local).


Na parte da manhã, acontecem as palestras “Concepção Sistêmica de Acidentes Ampliados”, com o coordenador técnico da Fundacentro, Luiz Antônio de Melo; “Os Acidentes Ampliados e as Ações de Preparação e Resposta”, com o engenheiro de segurança da Aespe, Ricardo Luís Alves; e “Trabalhadores da Limpeza Urbana: você vê ou enxerga?”, com as representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Josineide Vieira e Eleonora Távora.
À tarde, o seminário continua com as conferências “Brumadinho: impressões ambientais sobre o maior acidente do trabalho do Brasil”, com a advogada Marina Gadelha, da OAB-PE; “Felicidade Sustentável”, com a gestora de Gente e Hospitalidade do Shopping RioMar, Cintia Lima; “Síndrome do Edifício Doente”, com o auditor fiscal do Trabalho Marcos Miranda; e “Experiências Transformadoras no Setor Rural de Pernambuco”, com a auditora fiscal do Trabalho Isis Freitas de Oliveira.

Juíza Laura Botelho,  Luiz Melo (Fundacentro), o diretor executivo da CBN, Paulo Fernandes

Mais visita – Na manhã desta terça-feira (23), os representantes do Getrin6 Luiz Melo (Fundacentro) e Laura Botelho (juíza presidente da Amatra6) compareceram à Rádio CBN – Recife, onde foram recepcionadas pelo diretor executivo, Paulo Fernandes. Os representantes do Getrin expuseram os significativos números de acidentes no ambiente laboral, mostraram o impacto de diversas ordens gerado pela insegurança no trabalho e obtiveram o apoio do executivo da emissora, que inseriu o assunto na pauta de notícias da semana. 


Getrin6
Criado em julho de 2012, o Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). 

Texto/Fotos: Eugenio Jerônimo