Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 realiza seminário sobre acidentes e violência no trabalho

Fotografia de cinco autoridades em mesa de honra

Na última quinta-feira (25), o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promoveu o seminário Acidentes e as Diversas Expressões de Violência no Trabalho, no auditório da Ordem dos Advogados Brasileiros Secção de Pernambuco (OAB-PE). No decorrer do dia, os palestrantes abordaram diferentes perspectivas e situações envolvendo a saúde do trabalhador.

Durante pronunciamento no dispositivo de honra do evento, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, Fábio Farias, recebeu os participantes e comemorou as ações propostas pelo Gentrin6, principalmente pela variedade de colaboradores e aderência de iniciativas positivas por diversas instituições, incluindo o setor privado, sensibilizadas pelo esforço conjunto em prol segurança do trabalho.

A primeira discussão do dia foi tratada pelo coordenador técnico da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Luiz Antônio de Melo. O palestrante trouxe o tema “Concepção Sistêmica de Acidentes Ampliados” e comentou medidas preventivas e o impacto social e ambiental de um acidente de grande magnitude. Ainda sobre o tema, o engenheiro da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe) Ricardo Luís Alves abordou “Os Acidentes Ampliados e as Ações de Preparação e Resposta”.

Durante a manhã foram abordados também a “Síndrome do Edifício Doente”, com o auditor fiscal do Trabalho Marcos Miranda e “Experiências Transformadoras no Setor Rural de Pernambuco”, com a auditora fiscal do Trabalho Isis Freitas de Oliveira.

A programação do período da tarde começou com a apresentação do site Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho com a procuradora do trabalho Gabriela Maciel. O portal compila dados nacionais sobre doenças e acidentes laborais, assim como as despesas da Previdência Social com o benefício. Entre 2012 e 2018, foram registrados 4,5 milhões de acidentes e gastos R$ 79 bilhões pela seguridade. “É como se um avião caísse todo o mês no Brasil, matando trabalhadores”, afirmou a procuradora, salientando, ainda assim, os números estão subdimencionados, porque nem todos os casos são notificados e também há muitos acidentes no trabalho informal.

Na sequência, a gestora de Gente e Hospitalidade do Shopping RioMar, Cíntia Lima, ministrou a palestra “Felicidade Sustentável”, abordando os efeitos da felicidade na autoestima, autoconfiança e qualidade no trabalho. “Trabalhadores/as da limpeza urbana: você vê ou enxerga” foi a terceira conferência da tarde, com as representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife, Josineide Vieira e Eleonora Távora.

Participaram do dispositivo de honra do evento, o advogado Grinaldo Gadelha Junior, representando o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Fernando Ribeiro Lins; o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio Farias, representando o presidente TRT-PE, Valdir Carvalho; a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) Gabriela Maciel, representando a procuradora-chefe Adriana Freitas; o coordenador da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, Admilson Machado Ramos, representando o prefeito do município de Olinda, Lupércio Carlos do Nascimento; e o chefe do Centro Regional da Fundacentro, Mauricio Viana.

Mais fotos.

Fotos: Íris Oliveira