Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Coordenadores dos Cejuscs anunciam a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Fotografia de 10 pessoas em trajes formais, em pé, olhando para a câmera

Na manhã desta terça-feira (30), os coordenadores dos Centros Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) do Segundo Grau, do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente a desembargadora Nise Pedroso e os juízes Eduardo Câmara, Ana Cristina da Silva e Adriana Satou Lessa, reuniram-se com advogados e representantes de bancos, empresas, sindicatos e da administração pública para anunciar a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. A campanha, que é promovida pelo Conselho Nacional da Justiça do Trabalho (CSJT), acontece de 27 a 31 do maio de 2019 em todos os Regionais Trabalhistas do país. A reunião também serviu para divulgar o movimento permanente de conciliação, um dos pilares da Justiça Trabalhista, e a prestação de serviços dos Centros.

A desembargadora Dione Furtado, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – NUPEMEC-JT, recebeu os convidados no gabinete da vice-Presidência, no edifício-sede do Tribunal (Cais do Apolo, 739).

Confira mais detalhes sobre essas unidades de estímulo à conciliação:

O que é Cejusc?

É o local da Justiça do Trabalho que faz audiências para tentar resolver os processos por meio de acordo. Essa unidade de conciliação e mediação de processos está vinculada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC – JT).

O CEJUSC é formado por juízes, conciliadores e servidores de apoio. Atualmente, o TRT da 6ª Região possui unidades do CEJUSC instaladas na Primeira Instância no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, já com autorização para instalação em Igarassu e Petrolina.

Também existe um Cejusc na Segunda Instância, que trata dos processos em trâmite no TRT e é composto por conciliadores e supervisionado por um desembargador.

Como procurar o Cejusc?

Quem tem processo na Justiça do Trabalho pode pedir ao advogado que procure o Cejusc do primeiro grau no Recife, Olinda ou Jaboatão, dependendo da vara onde esteja a questão. Se o processo tiver subido para o Tribunal, é necessário procurar o Cejusc de segunda instância.

E se o processo tiver subido para o Tribunal Superior do Trabalho (TST)?

Se o processo estiver no TST, haverá a necessidade de seguir o procedimento indicado por aquela Corte. Então o Cejusc deve solicitar ao TST a devolução do processo, para depois marcar a audiência.

Como é o ambiente no Cejusc?

O Cejusc funciona com mesas de conciliação ou audiência, conduzidas pelos conciliadores e supervisionadas pelo magistrado.

As sessões de conciliação e mediação são procedimentos de negociação assistida, que buscam ajudar as partes a chegarem a um entendimento sobre determinado conflito, construindo uma solução em conjunto.

O ambiente tem uma feição agradável e humanizada, deixando as pessoas à vontade, o que ajuda as partes na busca de uma solução para acabar o conflito.

Contatos:

  • Cejusc Recife – (81) 3232 4726 / 3232 4763; nucleo.conciliacao[at]trt6.jus[dot]br; Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 4631, Imbiribeira, Recife-PE.
  • Cejusc Olinda – (81) 3429 0381; cejuscolinda[at]trt6.jus[dot]br; Rodovia PE-15, Km 4,8, Cidade Tabajara , Olinda – PE.
  • Cejusc Jaboatão dos Guararapes – (81) 3341 0919, cejuscjaboatao[at]trt6.jus[dot]br; Estrada da Batalha, 1200, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes-PE.
  • Cejusc 2º grau – (81) 3225 3460, cejusc.segundograu[at]trt6.jus[dot]br, prédio-sede - Cais do Apolo, 739 - Bairro do Recife - Recife - Pernambuco - CEP 50030-902. Homologa acordos em processos que tramitam no 2º grau do TRT-PE.