17ª Semana de Museus: núcleos culturais e o futuro das tradições

O Memorial da Justiça do Trabalho promove, no Recife, de 13 a 17 de maio, a 17ª Semana de Museus - evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano terá como tema “Museus como núcleos culturais e o futuro das tradições”. Durante a semana, haverá palestras, roda de diálogos, exposições e apresentações culturais.

A 17ª Semana trará a mesa redonda “Museus e suas Memórias”, com a desembargadora aposentada Josélia Moraes e com a desembargadora decana Eneida Melo; a palestra “A Memória dos Processos Trabalhistas”, com a professora Christine Rufino Dabat, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e as exposições “Museus e suas Memórias” e “Dissídios Coletivos”; além das performances “O Cancioneiro Popular Sertanejo”, com o escritor e professor Eugênio Jerônimo, e “Oficina de Arte e Dança”, com a artista Patrícia Sollis.

O evento, organizado regionalmente pela chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Marcília Gama, conta com total suporte do Ibram e toda a programação foi abonada pela presidente da Câmara Técnica de Gestão da Memória e Pesquisa e diretora regional do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo.

As inscrições são gratuitas e para participar basta enviar dados como nome e telefone de contato para o email: memorial@trt6.jus.br. O evento confere certificado de participação, sendo exigidos pelo menos 75% de frequência nas atividades.

Memorial

Em 2019, o órgão comemora 10 anos “Construindo Memórias e Fazendo História”. O Memorial da Justiça do Trabalho é um espaço reservado à preservação da história do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), com documentos antigos, mobiliário e fotografias. Criado em 2009, o Memorial é uma instituição cultural que promove, sem fins lucrativos, a guarda de acervo que conta a trajetória da Justiça do Trabalho no Estado, desde sua criação em 1946, garantindo a preservação e o conhecimento desse rico material para a sociedade.

Serviço:

17ª Semana de Museus

13 a 17 de maio, das 8h às 17h

Memorial da Justiça do Trabalho

Av. Eng. Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem

Inscrições: memorial@trt6.jus.br

Informações: (81) 3326.8136

Texto: Fábio Nunes