Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE participa de seminário sobre Trabalho Infantil em Caruaru

Des. Paulo Alcantara em palestra na Asces-Unitas, Caruaru

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Paulo Alcantara participou, na manhã dessa quinta-feira (15), do Seminário Municipal sobre Enfrentamento ao Trabalho Infantil, promovido pelo Projeto Fazendo Direito, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) da Prefeitura de Caruaru e apoiado pela Fundação Itaú Social, no auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, o magistrado foi convidado a palestrar sobre o panorama do labor precoce no município e as principais ações que podem ser efetivadas para erradicar o problema. Caruaru, com 352 mil habitantes e 157 famílias identificadas em situação de pobreza, tem quase 7 mil crianças em condições de trabalho infantil, atuando em feiras, pequenas fabriquetas domésticas de confecção e no comércio informal da cidade.

O evento reuniu participantes de diversas cidades próximas, como Altinho, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Cachoeirinha, Catende, Gravatá, Lagoa dos Gatos, Palmares, Panelas, Pesqueira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, São Joaquim do Monte, Surubim, Toritama e Vertentes. Além de estudantes de Serviço Social, Direito, Psicologia e Pedagogia, prestigiaram o Seminário representantes de instituições locais como 1º Batalhão Integrado Especializado (Biesp), Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa Criança Feliz e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Compuseram o dispositivo de honra o desembargador Paulo Alcantara; a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas; a gerente de Proteção Social Especial, Thamires Lívia; a capitã Clarissa Martins do 1º Biesp; a coordenadora do Projeto Fazendo Direito, Maria Lucineide; a presidente do Conselho Municipal de Assistência, Cristiane Vasconcellos; e a coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Juciara Alves.

Reunião com representantes da Prefeitura e Câmara Municipal

À tarde, o magistrado reuniu-se com representantes da SDSDH: Thamires Lívia, Luciana Almeida, Joana Figueiredo e Mariza Viana, além de Renata Lopes, da Câmara Municipal, para articular as ações de combate ao trabalho infantil que serão realizadas em junho, durante as festas juninas, na cidade. O magistrado, ainda, encontrou-se com gestores do Shopping Caruaru, para ajustar detalhes da exposição itinerante “Um mundo sem trabalho infantil”, que ficará em exibição no centro de compras, de 10 a 25 de junho, período das festas juninas, em que circula grande número de pessoas pela cidade.

Confira mais fotos.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Maurício Araújo