Publicada em 30/05/2019 às 11h49 (atualizada há 30/05/2019 - 12:10)
A desembargadora decana do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Eneida Melo Correia de Araújo (2ª à esq.) e a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória, Marcília Gama da Silva, prestigiaram o Encontro do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra) – evento organizado pelo TRT2 (SP), nos dias 23 e 24.
Na pauta: a reestruturação das Câmaras Técnicas, a limitação do tempo de convênios com as universidades e alterações no Regimento Interno e no Estatuto do Fórum. Palestraram no evento o servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) Ariovaldo Furtado, com o tema “Repositórios Digitais: horizontes e perspectivas dos acervos digitais”; e o diretor do Museu da Pessoa, Felipe Rocha, falando de curadoria e projetos de preservação. Os participantes visitaram a exposição sobre a Memória do TRT-2 e as instalações do Arquivo-Geral do Regional. O próximo encontro acontece em outubro, no TRT11 (AM).
Memojutra
Fundado em 2006, o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho foi criado com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho, contribuindo para a preservação dos museológicos e a gestão documental. Funciona como uma rede articulada que atua em defesa da memória da Justiça do Trabalho, tendo atuação científica, educacional e cultural. Saiba mais..
Confira outras fotos do encontro.
Texto: Fábio Nunes