Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Lançado programa do TRT-SC de inovação da Justiça do Trabalho

Ilustração com logomarca Inova TRT-SC. No lugar do "o" há uma lâmpada

Na última sexta-feira (31) o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) lançou o Inova, programa de incentivo à inovação cujo objetivo é melhorar a gestão e os serviços prestados pela Justiça do Trabalho. A cerimônia ocorreu no auditório do prédio sede do Regional e está disponível no canal do YouTube da instituição

A primeira ação do programa já foi iniciada. É uma consulta pública aberta à sociedade, com perguntas sobre questões como prestação jurisdicional, gestão de custos e Processo Judicial Eletrônico (PJe). Justamente por tratar de temas/desafios relativos a toda a Justiça do Trabalho, e não só ao Tribunal catarinense, a pesquisa pode ser respondida por qualquer cidadão, independentemente da localidade.  O formulário eletrônico deve ser preenchido até o dia 20 de junho.

O que fala o TRT-SC: O Inova TRT-SC tem como objetivo central aproximar a Justiça do Trabalho do ecossistema de inovação – um ambiente de aprendizagem e criação que conecta pessoas, empresas e órgãos públicos para o desenvolvimento de projetos inovadores – mobilizando mentes capacitadas e criativas para encontrar soluções alternativas para seus problemas, sendo elas aliadas, ou não, à tecnologia.

Após a consulta, que ficará disponível até o dia 20 de junho, e com o conhecimento das dificuldades em mãos, será realizado dentro do programa, de 13 a 15 de setembro, o Hackaton Inova TRT-SC. O evento será uma maratona tecnológica com 52 horas de duração que vai reunir os integrantes do ecossistema de inovação, além de advogados e órgãos da JT para desenvolver soluções aos desafios identificados. Além de magistrados, servidores e advogados, o público-alvo inclui também estudantes universitários, designers, profissionais de negócio, de inovação e de TI, especialmente programadores.

A maratona terá abrangência nacional e as inscrições serão abertas para TRTs de todos os estados, pois as soluções desenvolvidas poderão ser adotadas em todo o país. A iniciativa, inédita na Justiça do Trabalho, irá premiar as melhores alternativas apresentadas. O edital com regulamento, período de inscrições e premiação será lançado no final de julho.

Notícia relacionada:
Inovação para superar os desafios da Justiça do Trabalho