Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 152 milhões de crianças entre 5 e 17 anos são vítimas de trabalho infantil no mundo. Quase metade dessas crianças realizam formas perigosas de trabalho. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), há 2,7 milhões de crianças em situação de trabalho infantil no Brasil, sendo 59% meninos e 41% meninas. A maioria da população ocupada entre cinco e 17 anos está nas regiões Nordeste (33%), com Pernambuco registrando mais de 100 mil casos.

O trabalho infantil deixa marcas na infância que perduram até a vida adulta, trazendo graves consequências e afetando aspectos físicos, como fadiga, lesões, alergias, fraturas e queimaduras; aspectos psicológicos, como abusos, baixa autoestima e depressão; e aspectos educacionais, como baixo rendimento e abandono escolar. Quanto mais cedo o indivíduo começa a trabalhar, comprometendo sua aprendizagem, menor será seu rendimento na fase adulta, perpetuando a pobreza e a exclusão social.

Convocando a sociedade, trabalhadores, empregadores e governos a se mobilizarem contra essa chaga social, a OIT, estabeleceu, em 2002, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho), simbolizado pelo cata-vento colorido, que representa movimento, sinergia e realização de ações articuladas para a prevenção e a erradicação do labor precoce. Em 2019, o mote da campanha é “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, com o objetivo de motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) também vem agindo em busca da erradicação do trabalho infantil no estado, através do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, coordenado regionalmente pelo desembargador Paulo Alcantara e pela juíza Andrea Keust. Desde 2012, o Tribunal vem se engajando na luta para mudar essa realidade ao promover estudos técnicos, seminários, debates e publicações.

Este ano, o Programa concentra ações na cidade de Caruaru/PE, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal locais, através de exposição de painéis, exibição de vídeos e distribuição de gibis, além de atividades interativas. Com apoio do Caruaru Shopping, o Tribunal promove a exposição itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”, que ficará em exibição no centro de compras, entre os dias 10 e 25, com lançamento oficial nesta quarta, dia 12, às 17h. A mostra é composta do painel “A linha do tempo do trabalho infantil”, mais outros 15 banners e sete vídeos.

Confira imagens da exposição.

Serviço:

Lançamento da Exposição Um Mundo Sem Trabalho Infantil

12 de junho, às 17h

Caruaru Shopping (Av. Adjar da Silva Casé, 800 – Indianópolis)

Período da exposição: de 10 a 25 de junho

Horário de visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 21h

Informações: (81) 3722-9999

Texto: Fábio Nunes

Imagem: Gilmar Rodrigues

Fonte: OIT e FNPETI