Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

EJ6 e Comissão de Acessibilidade e Inclusão finalizam Projeto de Formação em Libras

Foto dos participantes da reunião na sala da Escola Judicial
Aconteceu, no dia 19 de julho, a reunião para finalização do Projeto de Formação em Libras para Justiça do Trabalho. O encontro aconteceu na sede da Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) – Cais do Apolo, contando com participação de membros da comissão de Acessibilidade, da EJ6 e instrutores.

O projeto visa preparar servidores, magistrados e terceirizados para o atendimento de pessoas surdas, através de capacitações na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.  Marina Moraes,da Comissão de Acessibilidade, destaca que o TRT6 precisa se preparar para atender jurisdicionados com deficiência auditiva, não apenas para cumprir normativos legais, mas como garantia de cidadania às pessoas surdas que demandam serviços do TRT6.

Os cursos acontecerão no segundo semestre de 2019, com turmas em EaD (nível básico) e presenciais (níveis intermediário e avançado). A reunião contou com a participação de instrutores surdos e professores de LIBRAS da Rede Estadual de Educação – Patrícia Cardoso e Alan Godinho; com a intérprete de LIBRAS da UFPE, Irany Silva; com servidores do TRT6 com nível de fluência em LIBRAS, Sylvia Macedo (oficiala de Justiça de Olinda) e José Barbosa (2ªVT de Paulista), além da equipe da EJ6, Mário Assis e Simone Bomfim, e da Comissão de Acessibilidade, Marina Moraes.

O objetivo do projeto é difundir a linguagem de sinais no TRT6, criando a cultura de acessibilidade em LIBRAS no sexto Regional. “A intenção não é formar intérpretes, mas capacitar pessoas com vocabulário básico de LIBRAS para que possam prestar informações às pessoas surdas que procuram a Justiça do Trabalho”, pontuou Mário Assis, Chefe da Seção de Formação da EJ6.  Na reunião ficou acertado que os cursos priorizarão atividades práticas de conversação em LIBRAS, usando vocabulário e situações cotidianas da Justiça do Trabalho.  O curso básico será em EaD, acontecendo em agosto. Já os níveis intermediário e avançado serão presenciais, em outubro e novembro, respectivamente. Todos os cursos serão conduzidos por instrutores surdos e por intérprete de LIBRAS. Oportunamente, a EJ6 divulgará datas de realização e período de inscrição. No entanto, interessados em participar do Projeto, já podem enviar e-mail à Escola Judicial (escolajudicial[at]trt6.jus[dot]br).

Para acompanhar as novidades, acesse a Agenda de Cursos da EJ6.

Confira imagens da reunião.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Núcleo de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado
Fotos: Léo machado