Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Situação dos grupos LGBTI no mercado de trabalho debatida em seminário

Des. Fábio Farias explica que intuito é fomentar a discussão sobre respeito à diversidade e inclusão

Foi aberto na manhã desta quarta-feira (7), no Recife, o seminário Projeto de um País Conservador: a invisibilidade de grupos LGBTI+ no mercado de trabalho, promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6). O evento acontece na Faculdade do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), inaugurando uma série de simpósios em torno de grupos em situações relacionadas à violência no trabalho.

Abrindo oficialmente o seminário, o gestor regional do Programa Trabalho Seguro e desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Fábio André de Farias, explicou que o intuito do evento é fomentar a discussão sobre a importância do respeito à diversidade e inclusão e de se debaterem medidas de combate às violências vivenciadas por minorias no universo laboral.

Confira mais imagens do evento.

Na parte da manhã, o público pôde conferir as palestras: “Desafios e oportunidades das pessoas LGBTIs no mundo do trabalho”, com a advogada da ONG Gestos, que atua em defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS no estado, Kariana Guérios de Lima; e “A atuação do Ministério Público na implementação de políticas públicas para garantir o direito ao trabalho e emprego da população LGBTI”, com o promotor de Justiça da 8ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Recife, Maxwell Lucena Vignoli;

O promotor Maxwell Vignoli fala da atuação do MP na garantia de direitos ao público  LGBTI

Já na parte da tarde, a abertura dos trabalhos coube a Patrícia Bleuel Amazonas, mestre em Psicologia e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia. Ele trouxe a distinção de conceitos como sexo, gênero e sexualidade. Também esclareceu o que é “diferença” e “desigualdade”. “Diferença é importantíssimo. Desigualdade não. Ser diferente não é doença, não é pecado. Violência sim é doentio”, disse referindo-se às agressões diárias causadas pelo preconceito.

Em seguida, Robeyoncé Lima, primeira advogada trans de Pernambuco, membro das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero e de Direito de Família da OAB-PE e deputada no mandato da Alepe/Juntas, falou sobre a importância de eventos como o Seminário, pois estamos em um momento de reinvidicação de direitos que estão sendo retirados, inclusive o direito à vida, ameaçado pelo discurso de ódio.”

Encerrando o dia, Melícia Carvalho Mesel, procuradora do trabalho, coordenadora titular regional da Coordenadoria de Combate à Discriminação no Trabalho. Ela proferiu a palestra  “LGBT e mercado de trabalho: as dificuldades enfrentadas”.

Durante o seminário foi lançada ainda a campanha Diversidade e Inclusão, assinada pelo TRT-PE, com o objetivo de combater a discriminação vivenciada pelas minorias. Ao longo de cinco semanas serão abordados temas sobre diversidade e inclusão.

Na mídia

Comentando sobre a condição do público LGBTI no mercado de trabalho, o desembargador Fábio Farias concedeu entrevistas a respeito da temática ao Jornal Folha de Pernambuco, TV Jornal, TV Clube e Rádio CBN. Nesta quinta-feira (8), o magistrado participa ao vivo do Bom Dia PE, na TV Globo.

Confira entrevista a TV Jornal.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE)

(81) 3225-3216

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto/foto: Fábio Nunes