Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Cejusc 2º Grau intermedeia acordo entre LIQ Corp e SINTTEL

O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), através do Centro de Conciliações do 2º Grau (Cejusc), realizou pela primeira vez no estado uma mediação pré-processual, que envolveu o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (SINTTEL-PE) e a empresa LIQ Corp (antiga Contax).

Realizada na quarta-feira (07), a audiência foi comandada pela coordenadora do Cejusc-JT/2º Grau, desembargadora Nise Pedroso, também contando com a participação da vice-presidente do TRT6 e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargadora Dione Nunes Furtado.

A audiência de mediação foi realizada com o objetivo de discutir proposta da LIQ Corp relacionada ao pagamento de verbas dos empregados após a demissão. A proposta inicial da empresa compreendia o pagamento das rescisões num período elastecido. Seguindo experiências bem-sucedidas nos Regionais das 1ª, 2ª e 5ª Regiões, a equipe do Cejusc do 2º Grau proporcionou, durante toda a manhã, uma ampla discussão envolvendo empregados, empresa e representantes sindicais.

Ao final do encontro, o TRT-PE, a partir das sugestões apresentadas, propôs novos parâmetros para o pagamento das rescisões. Na proposta, a depender dos valores devidos a cada um dos empregados, o pagamento das rescisões trabalhistas poderá ser realizado à vista ou em parcelas. “Em todos os casos, por determinado período, serão preservados benefícios como o plano de saúde, vales alimentação e refeição, lançando como referência os termos da Súmula 330 do TST”, destacou a coordenadora do Cejusc do 2º Grau, desembargadora Nise Pedroso.

Para a coordenadora, o sucesso da mediação pré-processual foi possível graças ao empenho da equipe do Cejusc do 2º Grau e das partes envolvidas, tendo sido importantes algumas reuniões prévias realizadas entre a empresa e o sindicato dos trabalhadores.  “Coube à Justiça do Trabalho aproximar as partes, promovendo o diálogo e a cooperação. Com esta mediação, além de prevenir futuros litígios, garantem-se os direitos trabalhistas, viabilizando a extensão de benefícios a todos os trabalhadores que venham a ser desligados pela empresa, atualmente a maior empregadora do Recife, e que ainda preserva mais de 5 mil empregos na cidade”, concluiu Nise Pedroso.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Gutemberg Soares

Foto: Elysangela Freitas