Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem contabiliza importantes avanços no 1º semestre

 

Exposição "Um mundo sem trabalho Infantil" iniciou seu périplo itinerante em Caruaru

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem fechou o primeiro semestre intensificando, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), ações na luta contra o trabalho precoce no estado. Com foco em erradicar o trabalho infantil, promovendo a capacitação profissional de adolescentes e sua inserção gradual no mercado de trabalho, o programa é desenvolvido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em 2019 novas iniciativas foram incorporadas, sob a coordenação regional do desembargador Paulo Alcantara. Em maio, ato da Presidência instituiu oficialmente o programa, que teve suas ações ampliadas, passando a ser desenvolvidas por um comitê formado por magistrados e servidores, além de representantes de outras instituições que desejem aderir à mobilização.

Abertura oficial de exposição, montada durante os festejos juninos da Capital do Forró

Desde o início do ano, o gestor regional desembargador Paulo Alcantara, percorre o estado, intensificando o alcance do programa. Entre as ações realizadas, destacaram-se a realização de audiências públicas (buscando sensibilizar a população e autoridades dos poderes legislativo e executivo); realização de palestras e seminários; continuidade e intensificação dos projetos “Casa Aberta” (proporcionando visitas de estudantes às dependências do Tribunal) e “Escola Legal” (com visitas a escolas da rede pública localizadas em comunidades vulneráveis); realização da exposição itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil" (composta pelo painel “A linha do tempo do trabalho infantil”, além de outros 15 banners e sete vídeos, a coletânea foi inicialmente montada no hall do edifício-sede do Cais do Apolo e, de 10 a 25 de junho, no Shopping Norte, em Caruaru).

Gestor Regional participou de seminários e palestras, como nesta realizada para Jovens Aprendizes do CIEE

O gestor também atendeu a imprensa local, concedendo entrevistas e participando da programação em variados veículos de comunicação no estado. Como resultado, a mídia produzida pelos eventos e ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem foi o segundo assunto do TRT-PE que mais repercutiu na imprensa externa no primeiro semestre.

Presidente Valdir Carvalho prestigiou palestra realizada em Garanhuns

Próximos eventos – Com uma audiência pública, que será realizada no dia 22 de agosto, na Faculdade Gurarapes, em Jaboatão, o programa reinicia suas atividades no segundo semestre. No dia 26, marcando a comemoração da Semana Nacional de Aprendizagem, foi programada uma visita de jovens aprendizes do CIEE, que vão conhecer as instalações da Justiça do Trabalho. A ação integra o programa “Casa Aberta”.

No mês de setembro, será realizada audiência pública na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (dia 18). O município também vai receber a exposição itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil", que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

Na sequência, as cidades de Garanhuns (de 02 a 10 de outubro) e Toritama (de 16 a 18 de outubro) também recebem a exposição "Um Mundo Sem Trabalho Infantil". Em Toritama, uma audiência pública também será realizada no dia 16/10.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Gutemberg Soares
Fotos: Eugênio Jerônimo e Maurício Araújo