Publicada em 27/08/2019 às 15h01 (atualizada há 28/08/2019 - 12:10)
Chefe da Seção de Avaliação e Gerenciamento Funcional, Ana Paula Silva Teixeira Cavalcanti, fala sobre resultados do teletrabalho em 2018
A sessão administrativa do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) iniciou, nessa segunda-feira (26), com uma apresentação sobre como foi a realização de teletrabalho pelos servidores do Regional ao longo de 2018. A presidente da Comissão de Gestão do Teletrabalho, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, ressaltou que a média da produtividade dos servidores que realizaram home office foi maior que a dos que mantiveram a atividade exclusivamente em suas unidades. A possibilidade de prestar serviços remotamente no Tribunal foi regulamentada no biênio em que a magistrada presidiu a instituição, o que foi feito pela Resolução Administrativa 05/2016.
Coube a chefe da Seção de Avaliação e Gerenciamento Funcional, Ana Paula Silva Teixeira Cavalcanti, apresentar os dados: No período, 75 unidades (judiciárias e administrativas) adotaram a modalidade e 290 servidores participaram. O teletrabalho foi mais recorrente nos gabinetes e varas do trabalho que nos setores administrativos, além disso, os principais adeptos foram servidores entre 31 e 50 anos e com até 10 anos de casa. A chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal, Andrea Leite Guedes Pereira, também esteve presente.
Além do aumento da produtividade, outros benefícios citados para o Tribunal, seu corpo funcional e o próprio meio ambiente foram: redução do absenteísmo; maior qualidade de vida e otimização do tempo do servidor; melhoria da mobilidade urbana e redução dos gases poluentes. A desembargadora Gisane Araújo complementou a exposição, informando que já está em teste uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-PE para auxiliar os gestores de unidades na administração dos teletrabalhadores. A ferramenta evidenciará se está havendo tratamento equitativo dos servidores nos locais em que há revezamento para realização de home office; entre outros serviços auxiliares.
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Falcão
Foto: Íris Oliveira