Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Plateia lota Pleno para ouvir sobre Valorização da Mulher nas Carreiras Públicas

Fotografia de uma autoridade apresentando pra uma plateia de mulheres

Empoderamento, desigualdade de gêneros, lugar de fala, representatividade, maternidade, carreira, machismo, feminismo e vários outros relativos à promoção da equidade entre homens e mulheres nas carreiras foram alguns dos temas que motivaram magistrados, oficiais, servidores e membros da sociedade civil a lotarem a sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) na tarde de ontem (27). A convite do Grupo de Fomento à Participação Feminina do TRT6 (coordenado pela desembargadora Maria do Socorro Emerenciano), Gleide Ângelo (delegada e deputada estadual), Fabiana Soares (consultora de Recursos Humanos, voluntária da ONU Mulheres–Norte e Nordeste e do Instituto Maria da Penha); e Dione Thiago (secretária de Comunicação da Procuradoria-Geral da República) falaram a uma plateia predominantemente feminina  sobre a Valorização da Mulher nas Carreiras Públicas.

O desembargador presidente, Valdir Carvalho, inaugurou o evento, registrando a expressiva ocupação feminina na corte, notadamente na bancada – composta por 10 mulheres e nove homens –, como também nos gabinetes dos desembargadores e da Presidência, nas secretarias de turmas e do Pleno e nas varas dos trabalho da capital, onde se observa a maioria de cargos ocupados por mulheres. “Precisamos trabalhar para uma sociedade que não apenas reconheça a dignidade da mulher enquanto profissional como também valorize a sua contribuição para a família, cultura, política, ciência e economia”, finalizou.

A desembargadora Socorro Emerenciano destacou a posição de vanguarda do Tribunal em relação à representatividade feminina, mas ponderou: “A mulher historicamente sempre ocupou uma posição de desigualdade com relação ao homem. Se olharmos décadas para trás, perceberemos que a evolução foi grande. Mas quando vivenciamos nos dias de hoje tanta violência contra a mulher é que nos damos conta de que esse progresso, apesar de grande, ainda é pequeno: muito ainda há por se fazer”, pontuou.

Gleide Ângelo abriu a jornada, seguida de Fabiana Soares e Dione Thiago.  As três trouxeram dados que traduzem a gritante desigualdade entre homens e mulheres nos vários setores, desde as discrepantes oportunidades de emprego às diferenças salariais e a tímida participação feminina na politica (16%): “Como ter representatividade sem igualdade? Não há mulheres ocupando espaços de decisão e de poder”, assinalou Gleide.

Temas como o paradoxo maternidade-carreira, congelamento de óvulos, preconceito, cultura machista, “objetificação” da mulher, relações abusivas, diversidade, inclusão, feminismo e empoderamento acompanharam as falas das três mulheres. “Empoderamento é fazer suas próprias escolhas: o que vestir, que  carreira seguir, que relações ter, ou seja, é o poder sobre as decisões que afetam sua  vida, trabalho, cidade, estado, país, mundo”, sublinhou Fabiana.

“Mulheres precisam provar e reafirmar sua capacidade o tempo todo”, considerou Dione Thiago. A jornalista ressaltou ainda que é preciso questionar cada atitude sob a ótica da equidade. “Estamos muito distantes da situação ideal. E não vamos mudar o mundo do dia para a noite. Mas importante pensar o que cabe a cada um fazer para mudar essa realidade”,

A tarde foi encerrada com a apresentação da Orquestra de Câmara do Alto do Mina, que encantou a plateia com a execução de três composições. O projeto social atende cerca de 50 crianças e adolescentes da comunidade dos Bultrins, em Olinda-PE, e mantém acordo de cooperação com TRT6 desde outubro de 2017.

Álbum de fotos.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Mariana Mesquita

Fotos: Roberta Mariz