Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

13ª Primavera dos Museus: museus por dentro, por dentro dos museus

Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição.

Este mês, os museus brasileiros estão tecendo coletivamente esta reflexão sobre o momento em que o patrimônio cultural brasileiro está inserido, buscando fortalecer a relação públicos/museu a partir da ótica da preservação, enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o bem cultural.

Sob essa perspectiva, o Memorial da Justiça do Trabalho, ligado ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), promove, no Recife, de 20 a 26 de setembro, a 13ª Primavera dos Museus - evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante a semana, haverá palestras, roda de diálogos, exposições e apresentação cultural.

Na sexta-feira (20), às 14h, tem a explanação da vice-presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-PE, Sheila Bello Madeiro. Em seguida, ocorre uma Roda de Diálogo, mediada pela servidora do Regional Suellen da Silva Gomes, e com a presença da especialista em educação inclusiva Danielle da Silva Gomes, da fonoaudióloga atuante na reabilitação de pessoas com deficiência Poliana Bezerra e da coordenadora do Projeto Encontro, Margarete Zimmerle. Em discussão: a sensibilização a respeito das diferenças dos segmentos sociais, em especial as pessoas com deficiência. Ao final, haverá apresentação musical da Banda Encontro, composta por pessoas participantes do projeto.

Na quarta-feira (25), às 14h, o presidente do Tribunal, desembargador Valdir Carvalho, fala para o público presente. E na sequência, o desembargador Paulo Alcantara fará uma conferência abordando o tema da 13ª Primavera dos Museus, “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Encerrando as atividades, na sexta-feira (26), também às 14h, ocorre a Roda de Conversas sobre o tema “Possibilidades historiográficas do acervo da Justiça do Trabalho”, com a juíza do TRT-PE Renata Nóbrega; a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do Regional, Marcília Gama; e os professores Ademir Bezerra de Melo Junior (UFPB) e Christine Dabat (UFPE).

O evento conta com total apoio de realização e suporte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e toda a programação foi abonada pela presidente da Câmara Técnica de Gestão da Memória e Pesquisa e diretora regional do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), desembargadora do TRT-PE Eneida Melo Correia de Araújo. As inscrições são gratuitas e para participar basta enviar dados como nome e telefone de contato para o email: memorial[at]trt6.jus[dot]br.

Memorial

O Memorial da Justiça do Trabalho é um espaço reservado à preservação da história do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), com documentos antigos, mobiliário e fotografias. Criado em 2009, o Memorial é uma instituição cultural que promove, sem fins lucrativos, a guarda de acervo que conta a trajetória da Justiça do Trabalho no Estado, desde sua criação em 1946, e garantindo a preservação e o conhecimento desse rico material para a sociedade.

Serviço:

13ª Primavera dos Museus

20, 25 e 26 de setembro, das 14h às 17h

Local: Memorial da Justiça do Trabalho (Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem),

Inscrições: memorial[at]trt6.jus[dot]br

Informações: (81) 3326.8136

Texto: Fábio Nunes

Ilustração: Simone Freire