Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE inaugura mais um Centro de Conciliação

Presidente do TRT-PE, des. Valdir Carvalho, destacou papel dos Cejuscs na resolução dos conflitos trabalhistas

No Fórum Trabalhista Walfrido Uchoa Cavalcanti, em Igarassu, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) inaugurou o quinto Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Disputas (Cejusc), voltado à conciliação e mediação dos processos trabalhistas nas fases de conhecimento e execução. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (24).

A nova unidade, coordenada pelo titular da 2ª Vara do Trabalho (VT) de Igarassu, juiz Fernando Cabral de Andrade Filho, terá competência em todas as varas do município e, de forma itinerante, nas VTs de Paulista, contando com espaço físico, mobiliário adequado e estrutura funcional própria para execução dos trabalhos e controle estatístico.

Em seu pronunciamento, o presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho, destacou a relevância da implantação dos meios adequados para resoluções de conflitos na Justiça do Trabalho, contribuindo para a cultura de conciliação, através de um esforço conjunto do Poder Judiciário e da sociedade civil. “Tenho a crença de que o procedimento conciliatório torna a entrega da prestação jurídica mais efetiva e célere, porque, nos moldes estabelecidos, as partes possuem uma postura mais ativa e colaborativa, buscando a solução do conflito em conjunto. É tempo de conciliar. Celebremos, então, esse novo tempo”. O presidente encerrou o discurso parabenizando o empenho dos servidores e o compromisso dos juízes Ibrahim Alves e Fernando Cabral pela produtividade quanto ao número de conciliações, comprometimento com as partes e advogados e atuação irrepreensível ao longo de anos como magistrados.

Juiz Ibrahim Alves e presidente Valdir Carvalho no descerramento da placa 

O Cejusc de Igarassu foi criado através da Resolução Administrativa 10/2018, considerando a importância da conciliação como método eficaz na solução de conflitos e a necessidade de se incentivar a formação de uma cultura de conciliação, levando em conta os princípios constitucionais da celeridade, da razoável duração do processo e da eficiência administrativa. A unidade funcionará dentro do Fórum Trabalhista de Igarassu, inaugurado em novembro de 2018, com estacionamento interno para 26 vagas e outro externo, com capacidade para 27 veículos, disponibilizado para advogados e partes.

Além do Centro de Igarassu, o TRT-PE também conta com os Cejuscs de Jaboatão dos Guararapes (Estrada da Batalha, 1200 – Prazeres), Recife (Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 4631 – Imbiribeira), Olinda (Rodovia PE-15, Km 4,8 – Cidade Tabajara) e o de 2º Grau (Cais do Apolo, 739 – Bairro do Recife). As unidades são vinculadas administrativamente ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec).

Durante a solenidade, o dispositivo de honra foi composto pelo presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho; pela vice-presidente, desembargadora Dione Nunes Furtado; pelo diretor da Escola Judicial (EJ6), desembargador Ivan Valença; pela coordenadora da Central de Conciliação de 2ª Instância, desembargadora Nise Pedroso; pela presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juíza Laura Botelho; pelo titular da 1ª VT de Igarassu, juiz Ibrahim Alves da Silva Filho; pelo presidente da Câmara Municipal de Igarassu, vereador Ademar Soares de Barros; pelo coordenador-geral dos Centros de Conciliações do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Erik Simões (representando o presidente, desembargador Adalberto de Oliveira Melo); e pelo 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Guilherme Uchoa Junior.

Vice-presidente Dione Furtado e des. Ivan Valença cortam a fita de inauguração

Também prestigiaram a cerimônia os juízes Lucas de Araújo Cavalcanti e Luís Guilherme Silva; o diretor-geral do TRT-PE, Wlademir de Souza Rolim; a secretária do Tribunal Pleno, Karina Marques Lustosa; o diretor da Secretaria Administrativa, João André Pegado; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, João Adriano Pinheiro; e a coordenadora de Segurança Institucional, Juliana Lima Bezerra; além do vereador de Igarassu Paulo Uchoa; da advogada Silvana Fonseca (representando a OAB-PE e AATP); o presidente da OAB-Paulista, Luiz Antônio da Silva; o gerente-geral da agência Bradesco Igarassu, Carlos Fernando Donato; o gerente-geral da agência Caixa Econômica TRT6, Ricardo Correia; e o gerente-geral da agência Banco do Brasil Igarassu, Deoclécio Coutinho.

Veja mais fotos do evento.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)

(81) 3225-3216

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Roberta Mariz