Publicada em 26/09/2019 às 16h47
Nos últimos dias do Setembro Amarelo no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), as atividades foram voltadas para a propagação de ideias ligadas ao bem estar. Técnicas de respiração e esvaziamento da mente, por exemplo, foram apresentadas na quarta-feira (25), durante a palestra “Mindfulness: meditação plena”, com Felipe Lapa, ministrada na sala da Hasta Pública do Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Imbiribeira). No mesmo dia e local, a prevenção ao suicídio foi abordada diretamente em “Let’s Talk”, com Gildo dos Santos Angelotti, destacando a importância de se debater o assunto como forma de identificar o problema e agir para evitá-lo.
Já na quinta-feira (26), Christiane Tomasi, mestre em Educação Física pela UFPE, falou sobre “Atividade Física e saúde mental no século XXI”, na sala de aula da Escola Judicial (EJ6), no edifício-sede (bairro do Recife). Dentre os pontos apresentados, uma dica: 150 minutos de atividade física, de moderada a intensa, por semana trazem melhorias para a depressão, diabetes e muitos outros benefícios à saúde.
Além das palestras, a Seção de Saúde Mental do TRT6 promove, até esta sexta-feira (27), no hall do prédio-sede, a feirinha de produtos naturais, trazendo alimentação saudável, aromaterapia, ikebana e origami.
Setembro Amarelo
A Campanha busca promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e a cor para representar a data foi escolhida por causa da história de Mike Emme, jovem americano, de 17 anos, que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro Mustang 68 amarelo. Familiares espalharam fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problema semelhante, iniciando assim a campanha de prevenção ao suicídio "yellow ribbon". Saiba mais em: www.campanhasetembroamarelo.com.br
Mais informações:
Seção de Saúde Mental
3225-3496 (Sede)
3454-7932 (Imbiribeira);
saudemental[at]trt6.jus[dot]br