Publicada em 27/09/2019 às 13h39 (atualizada há 27/09/2019 - 13:47)
Presidente do TRT-PE, des. Valdir Carvalho, é homenageado na Câmara de Vereadores do Recife
Em especial solenidade, na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara Municipal do Recife (Casa José Mariano), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Valdir Carvalho, recebeu o título de Cidadão Recifense, concedido a quem presta serviços relevantes à cidade. Na ocasião, o magistrado também foi agraciado com a Medalha de Mérito José Mariano, mais alta honraria da Casa, concedida a pessoas que se destacam em atividades culturais, políticas, científicas ou sociais.
A autora das propostas de concessão das honrarias, vereadora Aimeé Silva de Carvalho, declarou ser um privilégio ter a oportunidade de reconhecer a atuação séria e comprometida do homenageado. “Com notável conhecimento jurídico, o desembargador Valdir Carvalho vem desempenhando sua função, exaustivamente, como agente de transformação social ao tornar a Justiça do Trabalho cada vez mais efetiva. Portanto, a cidade do Recife está feliz em recebê-lo como cidadão”.
Novo cidadão recifense relembrou trajetória pessoal, demonstrando gratidão a sua família
Em seu pronunciamento, o presidente Valdir Carvalho agradeceu pelas comendas recebidas e, fazendo reverência a seus pais, recordou sua trajetória, mencionando os anos de educação em Garanhuns, cidade natal, e da vinda à capital para cursar o ensino superior na Faculdade de Direito, onde conheceu sua esposa. Lembrou de sua atuação como advogado trabalhista e procurador do Ministério Público do Trabalho, até chegar ao TRT-PE para assumir o cargo de desembargador.
Ele ressaltou a importância da família nessa trajetória, exprimindo tenros carinhos e gratidão à esposa, filhos, noras e ao neto. “No Recife estudei, constituí família, estabeleci fortes laços de amizades e, aqui, trabalho. Portanto, vivo o dia a dia da cidade, de modo que, há tempo, mesmo desautorizado e sem licença, já me sentia um recifense!”. Ainda em suas palavras, o presidente Valdir Carvalho evidenciou a relevância do Título de Cidadão e salientou a influência do Recife como cidade protagonista, considerando o histórico de luta até se tornar uma metrópole consolidada.
Sobre a medalha, ao observar que a comenda é concedida a quem realiza o bem, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do município, o magistrado fez questão de frisar que sempre pautou sua vida nesses valores. “Todas as escolhas que fiz como advogado, procurador e desembargador foram direcionadas para o ideal da Justiça cada vez mais efetiva, próxima e permeável à sociedade”.
Dividindo os méritos das homenagens, por reconhecimento, com os magistrados e servidores do Tribunal, o novo cidadão recifense encerrou seu discurso com um poema de Carlos Pena Filho: “Recife, No ponto onde o mar se extingue/ E as areias se levantam/ Cavaram seus alicerces/ Na surda sombra da terra/ E levantaram seus muros./ Depois armaram seus flancos:/ Trinta bandeiras azuis/ Plantadas no litoral./ Hoje, serena, flutua,/ Metade roubada ao mar,/ Metade à imaginação,/ Pois é do sonho dos homens/ Que uma cidade se inventa”.
Compuseram a mesa de honra o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Marques (que comandou a sessão); a vereadora Aimeé Silva de Carvalho; a vice-presidente do TRT-PE, desembargadora Dione Nunes Furtado; a procuradora-chefe do MPT-PE, Adriana Gondim; e o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.
Solenidade foi acompanhada por familiares, magistrados, gestores e servidores
Prestigiaram a cerimônia os desembargadores Ivan de Souza Valença Alves, Fábio André de Farias, Solange Moura de Andrade e Milton Gouveia da Silva Filho; o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Bosco; a presidente da AmatraVI, juíza Laura Botelho; e os procuradores do MPT-PE Lívia Viana de Arruda, Leonardo Osório Mendonça e Ana Carolina Lima Vieira Ribemboim.
Também marcaram presença o secretário-geral da Presidência, Sérgio Ricardo Batista Mello; o diretor-geral, Wlademir de Souza Rolim; a secretária do Tribunal Pleno, Karina de Possídio Marques Lustosa; o diretor da Ordenadoria da Despesa, Sérgio Santos de Lucena e Melo; o diretor da Secretaria Administrativa, João André Pegado Ferreira; e o diretor da Secretaria de Autogestão em Saúde, Renatto Marcello de Araújo Pinto; além de gestores, servidores e familiares.
Valdir Carvalho
Natural de Garanhuns/PE, é graduado pela Faculdade de Direito do Recife e especialista em Relações Trabalhistas e Negociação Coletiva, pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho, em Turim (Itália). No Ministério Público do Trabalho, foi procurador-chefe da PRT13 e da PRT6, onde atuou como coordenador de Negociação e Dissídio Coletivo, de Cobrança da Dívida da Fazenda Pública e da Implantação da Lei de Modernização dos Portos no Estado de Pernambuco. Nomeado, em 2002, para desembargador do TRT-PE, em vaga reservada aos membros do MP, presidiu a Comissão do XVI Concurso Público para provimento do cargo de Juiz do Trabalho Substituto e atuou como vice-presidente, no biênio 2017/2019. Atualmente, ocupa o cargo de presidente, para o biênio 2019-2021.
Veja mais fotos da solenidade.
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
Texto: Fábio Nunes
Fotos: Elysangela Freitas / Roberta Mariz