Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial inicia mais uma turma de Libras

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) iniciou, na tarde da sexta-feira (4), mais uma turma do Curso de Libras Básico, na modalidade presencial, com o objetivo de difundir a segunda língua oficial do Brasil, criando a cultura de acessibilidade, priorizando atividades práticas de conversação e usando situações cotidianas da Justiça do Trabalho.

As aulas são ministradas pelos professores surdos de Libras da Rede Estadual de Educação Patrícia Cardoso e Alan Godinho, com auxílio da intérprete da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Irani Silva, e dos instrutores Sylvia Macedo (oficiala de Justiça do Fórum de Olinda) e José Barbosa (servidor da 2ª Vara do Trabalho de Paulista). Durante sete encontros, duplas de instrutores, mais a interprete, estarão se revezando na condução das aulas.

Na abertura, houve simulação para sensibilizar os alunos, tentando externar o sentimento de um surdo que não “ouve/entende” o que está sendo dito; e de outro lado, como o ouvinte se sente ao deparar-se com uma comunicação por sinais. “A abordagem tem a intenção de mostrar aos participantes que desenvolver a cultura de Libras não é apenas uma imposição legal, mas uma garantia de acesso aos serviços oferecidos ao cidadão, seja ouvinte ou surdo”, destacou o chefe da Seção de Formação e Aperfeiçoamento da EJ6, Mário Santos, que também participa do curso como aluno.

A capacitação, com carga de 24 horas, acontece até 25 de outubro, sempre nas tardes das quintas e sextas-feiras, na sala da EJ6, unidade Cais do Apolo. De iniciativa conjunta da Escola Judicial e da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT-PE, o curso faz parte do Projeto Estratégico 01 do Tribunal, que visa “Desenvolver a Excelência no Atendimento ao Público”.

Participam desta turma 17 servidores de diversos postos de trabalho: varas, setores administrativos, segurança e oficiais de justiça, além de uma prestadora de serviço.

Veja mais fotos do curso.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Roberta Mariz