Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Amatra VI realiza culminância do programa Trabalho, Justiça e Cidadania

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Sexta Região (Amatra VI) realizou na tarde desta sexta-feira (18) o encerramento do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em 2019. Projeto idealizado pela Anamatra, tendo o apoio da Amatra VI e a coordenação local da juíza Carmen Richlin, a iniciativa leva às escolas públicas noções elementares sobre direito e cidadania. Com muita animação e gritos de torcidas organizadas, alunos das escolas públicas estaduais lotaram o auditório da Fiepe para a culminância do programa.

Concorrendo nas categorias texto escrito/cordel; teatro e vídeos clipes, as escolas finalistas foram: Luiz Delgado, Regueira Costa, Sílvio Rabelo, Governador Barbosa Lima e Liceu de Artes e Ofícios. O tema para a disputa final deste ano foi “Trabalho, infância e juventude. Desafios e perspectivas na luta contra a violência”. Nas performances, os alunos expuseram os temas discutidos pelo TJC ao longo do ano.

  

Na abertura da solenidade, duas apresentações musicais empolgaram a plateia. Na primeira, o aluno Eurico Neto, da Escola Barbosa Lima, ex-intercambista no Canadá, do Programa estadual Ganhe o Mundo, executou um solo de violino. Em seguida, Amanda Cabral, ex-aluna da Escola Técnica de Música do Estado (Centro de Criatividade de PE), apresentou composições da MPB, acompanhada da orquestra Frevo Mulher.

O encerramento foi prestigiado pelo secretário estadual de Educação e Esportes, Frederico da Costa Amâncio. Também participaram da solenidade a presidente da Amatra VI, juíza Laura Botelho; a coordenadora regional do programa, juíza Carmen Richlin; o juiz coordenador-geral da EJ6, Rodrigo Samico; a procuradora-chefe do MPT-PE, Ana Carolina Ribemboim; a procuradora do Trabalho Elisabeth Veiga; a gerente da GRE (Recife-Norte), professora Nelza Mendonça; o juiz aposentado do TRT6 José Soares Filho; a magistrada do TJ-PE Marlene Ramos; o representante da AATP, advogado Hugo Vítor; além de diretores, coordenadores e professores das escolas participantes.

O TJC

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), desenvolvida de forma pioneira em Pernambuco pela Amatra VI. Desde que foi implantado, em 2005, o programa já contribuiu para a formação cidadã de cerca de 40 mil estudantes, alunos de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

A cada ciclo, o TJC – que também conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, do MPT-PE, da AATP e de várias outras entidades – realiza capacitações com os professores, para que possam trabalhar em sala de aula com os alunos. Durante o ano letivo e de forma multidisciplinar são abordados temas anualmente escolhidos, mas com enfoque em ética, direito e cidadania.

Álbum de fotos

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Gutemberg Soares
Fotos: Roberta Mariz