Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE inaugura Centro de Conciliação em Petrolina

A cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, passa a contar agora com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau de Jurisdição (Cejusc) da Justiça do Trabalho. A solenidade de inauguração do mais novo Centro de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), que passa a funcionar dentro do Fórum Trabalhista de Petrolina (Av. Fernando Menezes de Goes, s/n – Centro), aconteceu na manhã dessa terça-feira (6), com a participação do presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho.

 

Juiz George Coelho e presidente Valdir Carvalho no descerramento da placa

O Cejusc de Petrolina, criado através da Resolução Administrativa 10/2018, atuará em todas as atuais três varas do município e, de forma itinerante, nas Varas do Trabalho (VTs) de Araripina, Serra Talhada e Salgueiro, além do Posto Avançado de Floresta. Esse novo Centro contará com espaço físico, mobiliário adequado e estrutura funcional própria para execução dos trabalhos e controle estatístico.

Presidente Valdir Carvalho ressaltou importância do Cejusc na solução dos conflitos trabalhistas

Em seu pronunciamento, o desembargador presidente Valdir Carvalho destacou a relevância da implantação do Centro para resoluções de conflitos, contribuindo para a cultura de conciliação, o que torna a entrega da prestação jurídica mais efetiva e célere, propiciando que as partes, de forma colaborativa, busquem uma solução conjunta.

Equipe do Cejusc Petrolina, coordenada pelo juiz George Coelho

À unidade, coordenada pelo juiz titular da 3ª VT de Petrolina George Sidney Neiva Coelho, compete conciliar e mediar os processos em tramitação na primeira instância da área geográfica designada, em colaboração com as varas do trabalho das respectivas jurisdições, realizando audiências de conciliação (nas fases de conhecimento e execução).

Juízes Kévia Muniz e Armando Rabelo Neto "cortam" fita de inauguração

A criação e instalação do novo Cejusc leva em consideração a importância da conciliação como método eficaz na solução de conflitos e a necessidade de se incentivar a formação de uma cultura de solução consensual no âmbito de atuação do Tribunal, além de promover itinerância e interiorização das atividades, considerando  os princípios constitucionais da celeridade, da razoável duração do processo e da eficiência administrativa.

Também prestigiaram a solenidade os juízes substitutos do TRT-PE Kévia Duarte Muniz e Armando da Cunha Rabelo Neto; a procuradora-chefe do Ministério Público do  Trabalho (MPT-PE), Ana Carolina Ribemboim; o coordenador da Justiça Federal em Petrolina, Artur Napoleão Teixeira Filho; o juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca local, João Alexandrino de Macedo Neto; o assessor do Gabinete do deputado estadual Antônio Coelho, Pedro Neto; a juíza da 1ª Vara Criminal de Petrolina, Elisama de Souza Alves; o procurador do município, Lucemberg Dias (representando o pefeito Miguel Coelho); e o presidente da Câmara Municipal de Dormentes/PE, vereador Ernandio de Macedo Coelho (representando a prefeita Josimara Cavalcanti); além de advogados e servidores.

Veja mais fotos do evento.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)

(81) 3225-3216

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Roberta Mariz