Publicada em 27/11/2019 às 08h55
Segundo eixo temático do Congresso abordou saúde e bem-estar
Bem-estar no trabalho, investimentos na saúde do empregado, terceirização, exposição a agrotóxicos e violências no ambiente laboral. Esses foram os principais tópicos abordados na manhã dessa terça-feira (26), em mais um dia de atividades do VI Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6).
Com o tema “Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável: do enfrentamento às boas práticas contra violências no trabalho”, o evento acontece no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), até esta quarta-feira (27).
Abrindo as explanações do segundo dia de Congresso, o gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Paraíba, Kléber José da Silva, falou sobre a “Saúde e Bem-Estar no Trabalho: uma realidade possível na atual morfologia do trabalho?
Em seguida, a técnica em Enfermagem do Trabalho da Advocacia-Geral da União Elíude Mendes Silva explicou a estrutura e o funcionamento do Programa AGU Mais Vida, implantado na instituição federal. Na sequência, houve painel com três especialistas: a técnica de Vigilância do Cerest Recife Josineide Vieira mostrou a rotina dos trabalhadores da limpeza urbana do município. Logo depois, a psicóloga da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) Laura Pedrosa Caldas abordou as “Violências no Trabalho e Boas Práticas para Redução dos Danos: indicadores da Agenda 2030 da ONU”.
Encerrando as atividades da manhã, o médico do Cerest Campinas, Marco António Gomes Pérez palestrou sobre a “Saúde do Trabalhador é Bem-Estar no Trabalho: as ações em saúde pública”.
À tarde, os participantes puderam conferir as palestras: “Projetos de Infraestrutura e Impactos Socioambientais”, com a professora da UPE Clarissa Marques; “Plano de Prevenção e Controle de Emergências em Plantas de Alto Risco”, com o presidente da Aespe; “Segurança e Saúde no Trabalho em Casas de Farinha: um estudo de caso”, com o diretor técnico da Aespe, Luiz Antonio Melo; “Terceirização e Acidentalidade: os impactos na sustentabilidade das organizações”, com o diretor jurídico da Aespe, Ronaldo Borin; e “A Visão de um Higienista Ocupacional sobre a Exposição a Agrotóxicos”, com o higienista ocupacional Leandro Assis Magalhães.
Confira a programação completa. (.pdf 17.52 MB)
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
Texto: Fábio Nunes
Fotos: Elysangela Freitas