Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Conheça o sistema de governança pública do TRT-PE

Com objetivo de reduzir custos e melhorar o desempenho organizacional, alinhando ações ao plano estratégico da instituição, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) instituiu seu sistema de governança pública. Baseado nos princípios da eficiência, transparência e prestação de contas, o programa compreende o estabelecimento de múltiplas estruturas de governança, visando alcançar resultados que satisfaçam as expectativas da sociedade.

A partir de 2016, o Tribunal passou a adotar uma série de medidas para cumprir os índices de governança estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A primeira delas, a Resolução Administrativa nº 14/2016, instituiu o Código de Ética do Regional. No ano seguinte, foi aprovada a política de governança, cujas diretrizes constam no Ato TRT-GP nº 71/2017. Outros relevantes marcos foram a implantação da Política de Gestão de Riscos, prevista no Ato TRT-GP nº 118/2018, e, no ano seguinte, da Política de Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas (Ato TRT6-GP nº 175/2019).

Importante citar, ainda, a definição da cadeia de valor do Tribunal, que foi instituída com o objetivo de identificar as principais demandas recebidas pelo órgão, os respectivos produtos e serviços prestados, o mapeamento dos clientes beneficiários, bem como os macroprocessos responsáveis pela geração de valor – contribuindo para expressar a missão organizacional, orientar a gestão e aprimorar a governança institucional. Também foram estabelecidos indicadores e metas para os planos de auditoria interna.

Por fim, foram adotadas outras boas práticas e desenvolvidos projetos vinculados à área de governança institucional. Alguns exemplos são a Carta de Serviços ao Cidadão (divulgada e constantemente atualizada); a Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Serviços Públicos; a manutenção de canais para denúncias e representações (utilizados pelos públicos interno e externo), entre outras iniciativas. Para conhecer mais detalhes sobre o sistema de governança do TRT6, basta acessar o portal.

...

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Gutemberg Soares
Arte: André Felix