Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Participação feminina no Judiciário é destaque no segundo dia da Jornada Institucional

Desembargadoras Maria do Socorro e Margarida Cantarelli
O segundo dia da 4ª Jornada Institucional da EJ6 – curso de formação continuada para desembargadores e juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) –, abriu espaço para debater o papel das mulheres no Poder Judiciário. Para falar sobre o assunto, foi chamada a desembargadora Margarida Cantarelli, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A magistrada contou um pouco da luta pela participação das mulheres no judiciário de Pernambuco desde o tempo em que não era dado espaço a elas para atuarem como juízas. A história dela própria refletia bem essa busca, pois ela foi uma das primeiras professoras de direito do estado e a primeira desembargadora, tanto do TRF5 como do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

“Se por um lado é lamentável que precisemos ainda termos esse debate sobre o papel da mulher, por outro, é positivo, pois estamos aqui com a mesma garra das lutas de 20, 30 anos atrás”, disse a palestrante, e complementou: “A igualdade dos seres humanos como pessoa. É para isso que lutamos.”

Em seguida, houve ainda a apresentação do Grupo Mulheres do Brasil (www. https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/), composto por milhares de representantes femininas espalhadas por todo o país e que têm o objetivo de estimular a participação da mulher na construção de um Brasil que seja melhor para todos os cidadãos.

Estavam presentes no evento os desembargadores do TRT6 Dione Furtado (vice-presidente), Eneida Melo, Ivan Valença (Diretor da EJ6), Maria do Socorro Emerenciano (coordenadora do Grupo de Fomento à Participação Feminina do TRT-PE) e Sergio Torres.

Desembargadora Margarida Cantarelli fala na Jornada Institucional

Jornada Institucional
No mesmo dia, ainda de manhã, houve o Minicurso: Investigação patrimonial, com o juiz Marcos Vinícius Barroso, do TRT3. À tarde, completam a programação a palestra Execução indireta e a Oficina sobre Execução, ambas ministradas por Konrad Saraiva Mota (juiz do TRT7).

A Jornada segue até sexta-feira (17), na nova sede da Escola Judicial (EJ6), Rua Quarenta e Oito, 149, Recife.

Confiras o álbum de fotos do evento.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE)

(81) 3225-3216 / imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Léo Machado

Fotos: Elysangela Freitas