Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Saúde e responsabilidade social foram assuntos abordados no fechamento da Jornada Institucional da EJ-TRT6

O último dia da Jornada Institucional da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) teve capacitações sobre saúde e responsabilidade socioambiental nessa Justiça especializada. Iniciado na segunda-feira (13), o evento foi direcionado para a capacitação continuada dos magistrados, todavia servidores também puderam participar das atividades desta sexta-feira (17).

Fotografia de um palestrante

Acessibilidade e inclusão permearam a fala do audior do trabalho Fernando Sampaio

A primeira conferência foi do auditor do trabalho Fernando Sampaio e tratou sobre o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. O palestrante falou que a Lei que reserva vagas de trabalho já tem 28 anos, mas muitos estabelecimentos ainda mantêm condutas de exclusão, como a de não contratar ou só anunciar vagas com baixa remuneração. "A empresa inclusiva oferta vagas extensivas para pessoas com deficiência para qualquer cargo", afirmou. Nesse cenário, avaliou como fundamental o papel da fiscalização e do judiciário para fazer cumprir a Lei e oportunizar uma sociedade mais justa.

Na sequência, deu-se início ao “Momento Saúde”, idealizado pelo Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores do Tribunal, para colocar em debate a psicologia positiva, uma ciência que estuda a felicidade, conforme definiu a desembargadora Ana Cláudia Petruccelli, membro do referido comitê.

Fotografia de um palestrante

Palestrante Gustavo Arns abordou boas práticas para aumentar a sensação de bem-estar

Gustavo Arns, fundador do Centro de Estudos de Felicidade, falou sobre a importância do bem-estar para vários campos da vida e como este sentimento pode ser construído através das próprias experiências. Explicou que, embora a felicidade tenha ligação com a genética e com fatores externos, também tem grande relação com atividades intencionais, como as de manter hábitos saudáveis, aprender coisas novas, passar tempo de qualidade com pessoas queridas, engajar-se em atividades significativas e aceitar altos e baixos como parte da vida. Citou três práticas que auxiliam na felicidade: o exercício da respiração focada, uma rápida pausa para prestar atenção em uma respiração tranquila; o exercício da gratidão, com a lembrança diária de três diferentes coisas positivas que aconteceram; e o hábito de abraçar.

Fotografia de um palestrante

O médico Júlio Lins conduziu a oficina de mindfulness

O médico e instrutor de mindfulness Júlio Lins continuou a proposta ensinando a famosa meditação, que ajuda a aliviar a ansiedade e a melhorar a concentração e a memória. A chefe do Núcleo de Saúde, Semiramis Rocha de Oliveira, e a chefe da Seção de Saúde Mental, Michelle Rangel, também tiveram a oportunidade para falar sobre os projetos, já realizados e ainda para acontecer, com a finalidade de reduzir o estresse no trabalho do Tribunal. Além disso, comunicaram que os exames periódicos começarão em março.

Fotografia de várias pessoas, em pé, olhando para câmera, em um auditório

Participantes da Jornada

Todas as palestras, oficinas e cursos da Jornada Institucional aconteceram na nova sede da EJ-TRT6, no bairro do Espinheiro, cidade do Recife.

Álbum de fotos.

--

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE)

(81) 3225-3216 / imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas