TRT6 Saúde promove palestra focada na prevenção de doenças oculares


 

Com a palestra “Cuidados com a visão em época de carnaval – abordagem sobre uso de maquiagem e o risco de conjuntivite”, realizada na tarde de ontem (11), na Sala de Sessões das Turmas, a Secretaria de Autogestão em Saúde do TRT6 encerrou sua primeira atividade do ano voltada à promoção da saúde preventiva. Focando sua abordagem nos festejos carnavalescos, o oftalmologista do Instituto Clóvis Paiva, Hélder Medeiros, iniciou a conversa destacando o inevitável crescimento de casos de inflamações na membrana conjuntiva, verificado no período pós-carnaval.

Popularmente conhecida como conjuntivite, a doença, bastante contagiosa, pode ser propagada por bactéria ou vírus, sendo mais comum a primeira forma de proliferação. O profissional destacou que, ao contrário do senso comum, a transmissão não ocorre apenas pelo contato próximo das pessoas, sempre reunidas em aglomerados e multidões durante o carnaval. “Na maioria das vezes, o contágio acontece no deslocamento para a festa. As barras de ferros dos transportes coletivos (ônibus e metrô) e as maçanetas dos táxis e dos carros de aplicativos ficam proliferadas de vírus e bactérias”, disse. “Basta coçar os olhos, e a contaminação ocorre de forma imediata”, explicou.

Para evitar o contágio, o médico recomendou a limpeza constante das mãos. Como no carnaval normalmente não existem condições ideais para a higienização, a dica é que o folião tenha como aliado o álcool gel. Medeiros também falou sobre corpos estranhos que podem irritar os olhos, como as espuminhas, confetes, glitter e outros produtos de maquiagem. No caso de incômodos e inflamações, orientou para a imediata lavagem com soro fisiológico ou, na falta, água mineral em abundância. No kit de sobrevivência, o folião também pode se valer de colírio lubrificante. Por fim, alertou para o uso de óculos, indicando a preferência por produtos com lentes que possuam filtros de proteção contra raios UVA e UVB.

A palestra foi prestigiada pelo diretor do instituto, Clóvis Paiva Neto, além de Renatto Pinto (diretor da Secretaria de Autogestão em Saúde do TRT6) e Ana Cláudia de Souza Melo (Chefe da Divisão de Políticas e Ações de Saúde). No final do encontro, os servidores tiraram dúvidas e receberam kits com colírio lubrificante e lenço para limpeza dos cílios.

Álbum de fotos

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa@trt6.jus.br

Texto: Gutemberg Soares
Fotos: Elysangela Freitas