Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Evento pelo Dia da Mulher ressalta conquistas e destaca busca permanente por igualdade

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Grupo de Fomento à Participação Feminina no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, em parceria com a Escola Judicial, promoveu o evento “O Papel da Mulher na Administração Pública”, na tarde dessa segunda-feira (9), inicialmente na Sala de Sessões do Pleno, mas que se estendeu, por transmissão de vídeo, para a Sala de Sessões das Turmas, haja vista o grande número de interessados. O evento foi acompanhado por magistrados, servidores, procuradores e várias autoridades civis e militares. A Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Astra6) deu apoio ao projeto.

Fotografia da desa. Maria do Socorro Emerenciano falando ao microfone

Desa. Maria do Socorro Emerenciano fala da importância de se combater regras sociais limitadoras e abusivas

A coordenadora do Grupo, desembargadora Maria do Socorro Silva Emerenciano, relembrou que a ideia de comemorar anualmente a data tem origem em movimentos de operárias, no início dos anos 90, nos quais se reivindicava igualdade de direitos civis e de votar. Para a magistrada, embora tenham existido profundas conquistas nos anos seguintes, ainda é preciso manter a luta contra regras sociais limitadoras e abusivas. Ao concluir sua fala, expressou: “Mulher, diga não à violência; mulher, não se deixe desvalorizar; mulher, lute sem perder seu lado feminino; mulher, liberte-se; mulher, seja feliz.”

Coube ao presidente do Tribunal, desembargador Valdir Carvalho, destacar a forte participação feminina na Justiça do Trabalho, em especial, no Regional pernambucano, onde as mulheres são maioria na magistratura do primeiro e segundo graus, bem como nos cargos comissionados dos Gabinetes dos Desembargadores, Secretarias das Turmas, Secretaria do Pleno, Presidência e Varas do Trabalho da Capital.

A primeira palestrante, a procuradora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Germana Cavalcanti Laureano, pontuou que tal cenário é uma exceção na Administração Pública, pois, na maioria dos órgãos, os postos de chefia são majoritariamente ocupados por homens. “Quando você perpetua isso, também perpetua desigualdade salarial”, avaliou. Conforme a conferencista, isso também ocorre nos cargos políticos. Citou, por exemplo, que Pernambuco possui 49 cadeiras de deputado estadual, mas somente 10 delas são utilizadas por mulheres. Além disso, há apenas uma governadora em um país com 26 estados mais o Distrito Federal. Para ela, essa sub-representação é nociva para toda a sociedade.

Procuradora do TCE Germana Laureano recebe homenagem do presidente Valdir Carvalho e da assessora Marília Lacerda

A policial civil Maria Eugênia Bispo falou, na sequência, sobre sua história de superação. Aos 27 anos, ela sofreu um acidente enquanto fazia exercício e perdeu o movimento das pernas. Isso marcou o início de uma jornada de cirurgias; internações; horas de fisioterapia; dor; apoio e carinho de amigos, familiares e profissionais da saúde; e muita perseverança para continuar a lutar para voltar a andar. A palestrante já obteve essa conquista faz alguns anos, contrariando médicos que falaram que isso seria impossível.

Segunda palestrante do dia, a policial Maria Eugênia Bispo, ladeada pela servidora Karla Vasconcelos e pela delegada da Polícia Federal Carla Patrícia Cintra

Ao final do evento, o Grupo de Fomento à Participação Feminina no TRT6 homenageou cinco profissionais que atuam para garantir os direitos trabalhistas: a desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo; a juíza do Trabalho Laura Cavalcanti de Morais Botelho; a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco Maria Ângela Lobo Gomes; a servidora do TRT-PE Maria da Conceição Menezes Gomes; e a advogada Gilka Buril Weber. A cada dia desta semana, sai uma matéria na Intranet do Tribunal sobre a história de vida de cada uma dessas personagens. Por fim, o servidor José Ferreira Irmão, mais conhecido como Ferreirinha, fez uma apresentação de frevo.

Álbum de fotos.

----

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE)

(81) 3225-3215/3216

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto:  Helen Falcão

Fotos: Roberta Mariz