Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Abril Verde 2020

Ilustração em verde e branco com o texto "Abril Verde trabalho mais seguro e saudável para todos"

A Campanha Abril Verde marca o mês que é voltado à segurança e saúde no ambiente de trabalho. Criado em 2014, pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, o movimento tem como objetivo reduzir os acidentes laborais, mobilizando órgãos, governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada a abraçar a causa.

O mês foi escolhido por celebrar o Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28) - data escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. E o verde representa a cor da Segurança do Trabalho.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem por ano devido a enfermidades e 321 mil em razão de acidentes laborais. O Brasil é o 4º colocado no ranking mundial de ocorrências fatais no trabalho, com 700 mil casos anuais. E dados da Previdência Social, apontam que em Pernambuco ocorrem mais de 20 mil desses acidentes por ano.

Em Pernambuco, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), do qual faz parte o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), apóia a campanha, realizando ações junto a magistrados, servidores, advogados, entidades públicas e privadas, entidades sindicais, organizações, estudantes e à sociedade em geral, visando desenvolver uma cultura prevencionista, voltada a um ambiente de trabalho mais seguro e saudável e implementado medidas buscando contribuir diretamente para a redução de acidentes de trabalho e valorização da saúde dos trabalhadores.

Este ano, diante da pandemia do novo coronavírus, as ações visam agradecer aos profissionais que seguem trabalhando presencialmente no combate à covid-19 ou para manter os serviços essenciais em funcionamento. Diante desse cenário, a Justiça do Trabalho criou a campanha “É tempo de agradecer”, veiculada nas redes sociais. A campanha faz parte das ações do Abril Verde e as peças são divulgadas durante todo o mês, com posts semanais no Instagram, Facebook e Twitter, homenageando profissionais de saúde, garis, bombeiros e policiais.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes

Arte: Divulgação TST

Fonte: Movimento Abril Verde