Publicada em 17/04/2020 às 10h46
Ações trabalhistas tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2012, que fazem parte do acervo do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), estão sendo digitalizadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Os documentos tratam das lutas, reivindicações e conquistas de camponeses e operários pernambucanos, os movimentos sindicais, as greves e as lutas na Justiça por direitos fundamentais. Material relevante de pesquisa, os dissídios coletivos preservam a fala de trabalhadores, advogados, representantes de sindicatos (patronais e dos empregados) e juízes.
O convênio entre o Tribunal e a Cepe prevê a digitalização de processos trabalhistas produzidos entre 1941 e 2012. A primeira fase, com dissídios coletivos de 1974 a 1989, já está pronta. Na segunda etapa, serão digitalizados os 100 mil documentos restantes, dos 210 mil selecionados.
Assim que estiver tudo pronto, o material poderá ser consultado pelo público, ainda este ano, no portal Acervo Cepe (www.acervocepe.com.br), gratuitamente.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes
Fonte: Cepe