Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Ações trabalhistas do TRT-PE tombadas pela Unesco são digitalizadas pela Cepe

Fotografia da fachada do Memorial da Justiça do Trabalho

Ações trabalhistas tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2012, que fazem parte do acervo do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), estão sendo digitalizadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Os documentos tratam das lutas, reivindicações e conquistas de camponeses e operários pernambucanos, os movimentos sindicais, as greves e as lutas na Justiça por direitos fundamentais. Material relevante de pesquisa, os dissídios coletivos preservam a fala de trabalhadores, advogados, representantes de sindicatos (patronais e dos empregados) e juízes.

O convênio entre o Tribunal e a Cepe prevê a digitalização de processos trabalhistas produzidos entre 1941 e 2012. A primeira fase, com dissídios coletivos de 1974 a 1989, já está pronta. Na segunda etapa, serão digitalizados os 100 mil documentos restantes, dos 210 mil selecionados.

Assim que estiver tudo pronto, o material poderá ser consultado pelo público, ainda este ano, no portal Acervo Cepe (www.acervocepe.com.br), gratuitamente.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes

Fonte: Cepe