Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Covid-19: Aespe elabora recomendações para garantir um ambiente de trabalho mais seguro

Comissão AESPE Covid-19

Levando em conta as sérias repercussões trazidas pela pandemia da covid-19 para empresários e empregados, a Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe), instituição parceira do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), elaborou recomendações com orientações técnicas adequadas de combate ao novo coronavírus no ambiente de trabalho.

As recomendações são de natureza consultiva e buscam auxiliar empregadores e profissionais na adoção de medidas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, compatível com as particularidades da exposição à covid-19.

Segundo o presidente da Aespe, Audenor Marinho, a ideia é disseminar aos gestores das instituições públicas e privadas, aos profissionais da área da Segurança e Saúde do Trabalho, aos trabalhadores dos diversos segmentos e à sociedade em geral, orientações destinadas à preservação da saúde do trabalhador, controlando os riscos a que estão expostos, neste momento de pandemia.

“O documento traz recomendações gerais que todo empregador poderá implementar no ambiente de trabalho, visando proteger o funcionário. São orientações de medidas administrativas importantes para a prevenção de infecções e sugestões para o uso adequado de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e de proteção individual (EPIs)”,  explicou Audenor Marinho. Também foram elaboradas recomendações especificas para profissionais dos segmentos de saúde, farmácias, supermercados e telemarketing.

Dentre as orientações aos empresários estão, por exemplo: estabelecer turnos escalonados; alternar horário de refeições; diminuir número de trabalhadores agrupados; ampliar o distanciamento dos postos de trabalho; e promover mais períodos de descanso durante a jornada; além de disponibilizar pias para lavagem de mãos com sabonete líquido, papel toalha e álcool gel 70%; e realizar higienizações diárias das instalações compartilhadas, como vestiários, copa, sanitários e alojamentos.

O documento com todas as recomendações pode ser acessado através do site: www.aespe.org.br/comissaoCovid-19.html

Getrin6

O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O grupo é coordenado pelo desembargador Fábio Farias e pela juíza Ana Freitas, ambos do TRT-PE.

---

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes

Arte: Simone Freire