Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Conselho Deliberativo do TRT6 Saúde vota reajuste de 10,7% em reunião telepresencial

 

Na tarde dessa quinta-feira (07), o Conselho Deliberativo da Autogestão em Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) se reuniu pelo Google Meet, aplicativo que permite a participação de vários atores em sessões telepresenciais. Na pauta, assuntos como a ampliação da rede de atendimento, a previsão de instalação da rede própria e o reajuste, a partir de 1º de junho, de 10,7%.

Após aberta a sessão pelo presidente do TRT6, desembargador Valdir Carvalho, seguida do pronunciamento do desembargador Eduardo Pugliesi, representante da 2ª instância no conselho, o diretor da Secretaria de Autogestão em Saude, Renatto Pinto, anunciou a assinatura, no final de abril, de termo de cooperação por reciprocidade com a Camed (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil), que deve entrar em vigor junho.

Com o acordo, um programa pode usar a rede de atendimento do outro, e vice-versa,  exceto na cidade-sede da própria autogestão.  No caso, os beneficiários do TRT6 Saúde só poderão utilizar fora do Recife a rede credenciada da Camed – que tem abrangência no Nordeste e Sudeste e mantém acordos com outros parceiros nos demais estados, aos quais os beneficiários do TR6 Saúde poderão recorrer. Será cobrado o valor do custo operacional e mais 16% de taxa de despesas operacionais. Renatto enfatizou que a Camed é autogestão filiada à União Nacional da Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), o que possibilita uma oferta de preços mais vantajosos do que a média do mercado.

Na sequência, após noticiar que a rede própria do TRT6 Saúde está prevista para ser implantada em julho, Renatto Pinto ressaltou a importância de o beneficiário, sempre que possível, preferir ela às redes parceiras, pois os custos serão menores, “o que impacta diretamente na coparticipação, nas despesas em geral, e mesmo nos reajustes vindouros”, sublinhou.

Durante o encontro, foi aprovada a isenção, a partir de junho, da coparticipação em tratamentos seriados, a exemplo de sessões de fisioterapias e nutricionais, pequenas cirurgias eletivas que dispensam internação e nos medicamentos de uso contínuo. Outra novidade exposta na reunião foi o estabelecimento de canais diretos de comunicação com os beneficiários: a composição de lista de e-mails e um grupo no WhatsApp,  para envio de informações de  interesse deles e do plano.

Por fim, foi votado o reajuste da tabela de mensalidade, baseado no estudo atuarial do último trimestre, justificado no índice de sinistralidade atual de 91%, e cuja meta é de 85%. A aprovação do aumento de 10,7% a partir de junho foi dada por maioria, já que os representantes dos servidores da ativa e dos aposentados sugeriram respectivamente que a correção fosse implementada apenas em setembro ou paulatinamente até lá, em razão das dificuldades impostas pela situação de pandemia.

Também participaram da reunião o juiz Saulo Bosco, representante do magistrados de 1ª instância, Sérgio Mello, secretário-geral da Presidência, Wlademir Rolim, diretor geral, Enoque Sobrinho, diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças, Semíramis Rocha, chefe do Núcleo de Saúde, Paulo Abreu, representante do servidores ativos, Jacqueline Albuquerque, representante dos inativos, Ana Cláudia Melo, chefe da Divisão de Políticas e Ações de Saúde do TRT6 Saúde e, como convidados, sem direito a voto, o presidente do Sintrajuf-PE, Manoel Gerson, e o juiz Lucas Cavalcanti, representando AMATRA6.


Confira a tabela (.odt 12.14 KB) com o reajuste

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto e foto: Mariana Mesquita