Publicada em 22/07/2020 às 12h48
No Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), foi estabelecida a possibilidade de manutenção das atividades dos estagiários mesmo durante o período de teletrabalho, iniciado desde o dia 18 de março por conta das medidas de prevenção de combate à pandemia do novo coronavírus. A supervisão por parte dos profissionais continua sendo desenvolvida, com as adaptações necessárias à nova dinâmica de trabalho, onde praticamente todas as atividades são realizadas no universo virtual.
Levando em conta a condição de cada função desempenhada e a dos próprios estudantes, a medida permite a continuidade no processo de aprendizado, além de ser um incentivo no aspecto emocional dos estudantes para o enfrentamento das inúmeras dificuldades trazidas pelo isolamento social.
O diretor da 5ª Vara do Trabalho (VT) do Recife, Henrique José Lins da Costa, mantém a supervisão permanente dos estudantes que atuam na sua unidade. “Os três estagiários da 5ª VT do Recife estão desenvolvendo suas atividades, sob minha direta supervisão, diariamente, na carga horária habitual, reunindo-se comigo, pelo menos três vezes por semana, para sanar dúvidas e analisarmos, juntos, teses e modelos de despachos aplicados na unidade, através de teleconferência”, explica.
Na segunda instância também há universitários aprendendo e produzindo de casa, como Giovanna Simoni Portela. “A assistência por parte dos servidores permanece, pois o contato tem sido mantido com frequência, pelos meios virtuais, como WhatsApp e e-mail", afirma a estudante que atua no gabinete do desembargador Sergio Torres.
Daniella Torres, servidora responsável por gerir os trabalhos de Giovanna, reforça: “Ela segue normalmente exercendo suas atividades. Tanto eu, como sua gestora, como os demais integrantes do gabinete estamos sempre dispostos a auxiliá-la em caso de dúvidas ou direcionamento na elaboração de sugestão de voto, que é a sua atividade principal no estágio”.
Programa de estágios
A Seção de Extensão e Qualificação de Pessoal (SEQP) é a unidade administrativa que coordena as atividades de estágio no TRT6. De acordo com o Ato TRT6-GP 066/2020, que define a oferta de vagas de estágio remunerado para este ano, as áreas disponibilizadas foram de: Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil e Secretariado.
Nos processos seletivos promovidos pelo Tribunal, as inscrições são gratuitas e realizadas com o preenchimento de um formulário. Os candidatos se inscrevem inserindo o coeficiente de rendimento global no curso, constante do histórico escolar do interessado.
Em processos seletivos simplificados, em que há uma única instituição de ensino conveniada envolvida, basta esse coeficiente para gerar o resultado (são os casos de vários municípios de interior). Já em processos em que há várias instituições de ensino conveniadas envolvidas, a classificação se dará observando-se, além do coeficiente de rendimento global do estudante, o conceito do curso e o institucional.
Todos os processos seletivos têm previsão de cotas para estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública, pessoas com deficiência e negros.