Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Ao todo, 113 pessoas se reúnem remotamente para live "Pensando no retorno seguro"

Sala de reunião virtual com os participantes

Um total de 113 magistrados, servidores e estagiários do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) acompanharam a live "Pensando no retorno seguro", na tarde desta sexta-feira (21). O evento teve iniciativa do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) e execução da Escola Judicial (EJ6). A juíza titular da 15ª Vara do Trabalho do Recife e gestora do Programa Trabalho Seguro, Ana Freitas, fez a mediação.

O primeiro convidado foi o chefe do serviço de doenças infecciosas e parasitárias do Hospital das Clínicas/UFPE, Paulo Sérgio Ramos, que apresentou questões como o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus no Brasil e, em específico, em Pernambuco; quais os profissionais que estão mais expostos à infecção e também o público que enfrenta maior risco de desenvolver reações graves à doença.

Na sequência, a gerente de vigilância ambiental e saúde do trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, Adriana Guerra, abordou os procedimentos para evitar o contágio no ambiente de trabalho, citando boas práticas como a de preferir o uso de escadas, ao invés de elevadores; usar máscaras durante todo o tempo; priorizar a ventilação natural, abrindo portas e janelas; e a de manter constante a higiene das mãos e de objetos de uso recorrente ou coletivo, exemplo: telefones, maçanetas, teclados, etc.

A psiquiatra do TRT-PE Carla Zambaldi foi a terceira palestrante. Ela evidenciou como o isolamento, a mudança de rotina  - com acúmulo de funções laborais, de cuidados doméstico e dos filhos -, o medo de contaminação e o luto pela perda de um ente querido afetam a saúde mental. Ressaltou a necessidade de manter alguns cuidados, como a prática de exercício físico e o contato com amigos e familiares (ainda que não possa ser de forma presencial). Além disso, sinalizou que o Núcleo de Saúde do TRT-PE mantém os serviços de apoio psicológico, com o atendimento on-line dos psicólogos da instituição.

Ainda houve momento para perguntas. O presidente do Tribunal, desembargador Valdir Carvalho, agradeceu as "brilhantes palestras". Já o gestor do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio Farias, elogiou a Administração pelos estudos e cuidados para que o retorno às atividades presenciais aconteça com segurança. A live foi gravada e será disponibilizada no site da Escola Judicial.