Selo 100% PJe

TRT6 participa de encontro sobre inteligência artificial e uso das tecnologias nos tribunais

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Valdir Carvalho, participou, na manhã desta quarta-feira (14), da reunião “Inteligência Artificial e uso de tecnologias nos tribunais”. O evento, realizado na modalidade semipresencial, contou com transmissão, a partir da sala da Presidência do TJPE, utilizando a plataforma Webex Meetings. Além do presidente, também participaram da reunião de forma remota os servidores da STIC João Adriano Pinheiro (diretor) e Alessandro Souza. O secretário-geral da Presidência, Sérgio Melo, participou do encontro de maneira presencial.

A reunião teve início com um pronunciamento do presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira. Em seguida, falaram o diretor presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o  diretor de Inovação e Competitividade da entidade, Heraldo Ourem. Os participantes do encontro conheceram detalhes do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambiente de inovação do Brasil. Foram apresentados os parceiros desse polo tecnológico, bem como exemplos dos produtos desenvolvidos, que integram um portfólio amplo e de ponta no que tange ao desenvolvimento de softwares e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC).

Pierre Lucena destacou a parceria de sucesso que vem sendo mantida com o Ministério Público de Pernambuco, citando-a como exemplo a ser seguido na esfera do poder público. O diretor ressaltou que a capacidade de inovação e de encontrar soluções para os mais diversos problemas e desafios dos tribunais podem ser encontrados a partir da troca de experiências com as empresas do Porto Digital e dos profissionais que integram o Open Innovation Lab – OIL, que é um programa de inovação aberto para a transformação digital de grandes empresas e instituições públicas. 

Outro ponto destacado foi a necessidade de atenção ao novo marco legal da inovação, conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. O novo regramento altera disposições legais até então vigentes e que traziam dificuldades para o fortalecimento de parcerias estratégicas e de projetos de cooperação entre instituições públicas e privadas no campo da tecnologia da informação.

Também prestigiaram o encontro representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216

imprensa@trt6.jus.br
Texto: Gutemberg Soares (com informações da SGP)
Foto/Ilustração: cortesia