Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Fóruns de Araripina, Salgueiro e Serra Talhada funcionam com energia solar

Foto de painéis solares em cima de um telhado

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) concluiu a implantação de sistema de energia solar em três Fóruns Trabalhistas localizados no Sertão de Pernambuco: Araripina, Salgueiro e Serra Talhada.

O sistema já está ligado à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e atualmente gera a eletricidade necessária para a o funcionamento das três Varas do Trabalho e também vem proporcionando um excedente energético, que é disponibilizado para abastecimento da rede pública, em troca de um “crédito” com a Celpe.

O secretário administrativo do TRT6, André Pegado, avalia que o mecanismo irá proporcionar uma economia considerável nas despesas mensais desse tipo de consumo  e um rápido retorno do investimento, pois a vida útil do sistema é de 25 anos e sua manutenção preventiva exige apenas a limpeza com pano molhado nos painéis.

Como funciona: Os sistemas fotovoltaicos do tipo On-Grid são ligados diretamente na rede elétrica, sem uso de baterias. Eles contêm painéis capazes de transformar a luz solar irradiada nas superfícies em energia elétrica. Tal energia é encaminhada para um aparelho chamado inversor, que faz a transformação para tensão alternada e a inclui na rede elétrica. Os painéis adquiridos pelo TRT6 possuem garantia de 10 anos e os inversores, cinco.

Foram instalados 138 painéis, capazes de produzir até 52,94 kW, considerando os três fóruns. A eletricidade gerada em sobressalente às necessidades de cada edifício fica registrada no medidor como um “crédito”, que pode ser utilizado em até 60 meses. É possível acompanhar a geração de energia através de um aplicativo, permitindo-se a análise diária, mensal ou, até mesmo, por hora.

O processo de instalação foi coordenado pela Secretaria Administrativa, seguindo-se o rigor técnico de eficácia e segurança.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Helen Falcão / Foto: cortesia