Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargadora Maria Clara Saboya toma posse na Presidência do TRT-PE

Desembargadora Maria Clara Saboya, presidente do TRT-PE para o biênio 2021/2023


Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (4), no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), a desembargadora Maria Clara Saboya foi empossada no cargo de presidente do TRT-PE para o biênio 2021/2023. Em seu discurso, ela anunciou que uma das metas de gestão vai ser o incremento da promoção de acordos para encerrar de forma mais rápida as questões trabalhistas. Também foram empossados na nova mesa diretora a desembargadora Nise Pedroso, na Vice-Presidência, e o desembargador Ruy Salathiel, na Corregedoria. O desembargador Valdir Carvalho assume a Diretoria da Escola Judicial, com o desembargador Eduardo Pugliesi, no cargo de vice-diretor, e o desembargador Fábio Farias, a Ouvidoria.

Presidente, desembargadora Clara Saboya (centro); desembargadores Fábio Farias, ouvidor, e Valdir Carvalho, diretor da Escola Judicial (esquerda); desembargadores Ruy Salathiel, corregedor, e Nise Pedroso, vice-presidente (direita)

Segundo a desembargadora-presidente, Maria Clara Saboya, a gestão será de muito trabalho. “Procurarei incentivar a conciliação, instrumento legal fomentador da paz social”, anunciou. Outra prioridade é o programa Juízo 100% Digital, com estudos já iniciados.

Veja, na íntegra, discurso da desembargadora Maria Clara Saboya. (.pdf 56.39 KB)

Com longa carreira no TRT-PE, a desembargadora ingressou no Regional por concurso público, em 1984, no cargo de auxiliar judiciário. Em 1988, aprovada em concurso público de provas e títulos, tomou posse como juíza do trabalho. Maria Clara Saboya foi corregedora no biênio 2019/2021.

A desembargadora Maria Clara Saboya sucede o desembargador Valdir Carvalho na presidência da corte. Em sua despedida, o desembargador revelou que o mais difícil foi manter o Regional num nível de excelência com a realidade imposta pelo novo coronavírus. Ele agradeceu ainda a colaboração de toda a equipe que o acompanhou durante o biênio 2019/2021.

Participando da cerimônia por meio virtual, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, destacou a representação feminina na nova mesa diretora, com a presidente, Maria Clara Saboya, e a vice-presidente, Nise Pedroso. A ministra, encorajando os novos dirigentes a enfrentarem os desafiadores tempos da pandemia que se vive, citou Clarice Lispector: “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de”, incentivou.

Presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, participou da cerimônia de posse por meio virtual 


 

Cuidados – Por causa da pandemia, a cerimônia de posse restringiu o número de participantes presenciais e seguiu todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde. A posse foi transmitida pelo YouTube e contou com a presença de diversas autoridades, que assistiram ao evento via plataforma virtual. Entre elas, a vice-governadora do estado de Pernambuco, Luciana Santos, representando o governador Paulo Câmara; a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, representando o prefeito João Campos; o desembargador decano do TJ-PE, Jones Figueiredo, representando o presidente, desembargador Fernando Cerqueira; a presidente da Amatra6, juíza Laura Botelho; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região, Ana Carolina Ribemboim; o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista. Presidentes de diversos tribunais trabalhistas acompanharam o evento pelo YouTube. 

Confira imagens da cerimônia de posse. 

Presidente, Clara Saboya (centro), com a vice-presidente, Nise Pedroso, e o corregedor, Ruy Salathiel

Novos Dirigentes
 
Presidente
Desembargadora Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino

Natural do Rio de Janeiro (RJ), é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1984, ingressou no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE), por concurso público, no cargo de auxiliar judiciário, sendo designada para exercer o cargo em comissão de assessor de juiz e, em 1987, foi promovida, mediante progressão funcional, ao cargo de técnico judiciário. Tomou posse, em 1988, no cargo de juíza do Trabalho, passando pelas Varas Trabalhistas de Arapiraca (AL), Escada e 4ª do Recife. Em 2009, foi promovida ao cargo de desembargadora do TRT-PE, onde presidiu a 3ª Turma. No biênio 2017-2019, coordenou a Central de Conciliação da 2ª Instância e, no biênio 2019-2021, exerceu o cargo de corregedora regional. 


Vice-presidente 
Desembargadora  Nise Pedroso Lins de Sousa

Nascida no Recife (PE), é graduada pela Faculdade de Direito do Recife, com especialização em Direito do Trabalho, pela Unicap e Direito Previdenciário, pela Faculdade Boa Viagem, além de ter feito mestrado em Sociologia pela UFPE. Ingressou no TRT-PE em 1980, no cargo de atendente judiciário. Tomou posse, em 1988, como juíza do Trabalho, atuando nas VTs de São Miguel dos Campos (AL), Arapiraca (AL), Palmares, Escada, 2ª e 20ª do Recife e 4ª de Jaboatão dos Guararapes. Em 2010, tornou-se desembargadora, sendo ouvidora substituta (2015-2017), diretora da Escola Judicial (2017-2019) e coordenadora da Central de Conciliação de 2ª Instância (2019-2021).
 
Corregedor 
Desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura 

Recifense, graduou-se pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, trabalhou no Banco do Brasil e foi sócio-titular de escritório de advocacia. Em 2011, tornou-se desembargador do TRT-PE, ocupando vaga reservada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi membro titular da Comissão Organizadora do XIX Concurso Público para Provimento de Cargo Juiz do Trabalho Substituto do Regional, coordenador do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (2015-2016) e coordenador da Comissão de Segurança Permanente (2017 e 2019), presidente da Terceira Turma e vice-ouvidor (2019-2021).

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br


  
Texto: Eugênio Jerônimo / Fábio Nunes
Fotos: Elysangela Freitas / Roberta Mariz