Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Inscrições abertas para o Prêmio Cooperari

As inscrições para o “Prêmio Cooperari: estratégias para evoluir” estão abertas. O concurso tem como finalidade identificar as iniciativas executadas pelos órgãos da Justiça do Trabalho que possam ser replicadas como estratégia nacional para impulsionar os objetivos e metas do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. O prêmio foi lançado pela presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, no último dia 1º, durante a sessão de abertura do ano Judiciário.

As inscrições devem ser realizadas até 19 de março, mediante preenchimento de ficha de inscrição disponível na página do prêmio, por meio de upload de todos os elementos necessários. Os órgãos vencedores em cada instância receberão o Selo Prêmio Cooperari da Justiça do Trabalho, a ser entregue em cerimônia solene prevista para agosto deste ano.

O Prêmio

O Cooperari pretende proporcionar melhores condições para o alcance de metas e objetivos estratégicos da Justiça do Trabalho, além de otimizar a qualidade do gasto público. Além disso, objetiva incentivar a inovação e a padronização de práticas judiciais e administrativas, proporcionar maior qualidade de vida no trabalho e estimular a participação da sociedade na melhoria do sistema de Justiça.

A premiação segue os critérios estabelecidos na Resolução CSJT 259/2020, que aprovou o Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus e prevê que os tribunais encaminhem propostas para formação do portfólio inicial de iniciativas nacionais do Plano Estratégico.

Etapas

Cada edição do concurso terá duas etapas. A primeira se destina à seleção de cinco iniciativas por instância, a cargo de uma comissão formada por integrantes do Comitê Gestor da Estratégia da Justiça do Trabalho (CGE-JT), definido na Resolução CSJT 259/2020. A seleção se dará a partir de critérios específicos, estabelecidos em regulamento próprio. A segunda fase consiste em votação aberta, com a participação de magistrados, servidores, advogados e cidadãos comuns, para eleger, entre as iniciativas selecionadas pela comissão, a que se considere a melhor para o aprimoramento da justiça.

Os órgãos com as iniciativas mais votadas em cada categoria (1º e 2º graus) serão premiados, e as vencedoras serão submetidas à apreciação da Presidência do CSJT para eventual inclusão no portfólio de iniciativas nacionais. A cada edição do concurso, serão definidos, em regulamento específico, a temática, as condições de participação, a forma de inscrição, os critérios de julgamento, a premiação e o respectivo cronograma, alinhados às prioridades do Plano Estratégico em vigor.

Edições

Serão realizadas duas edições do concurso a cada ciclo de seis anos do Planejamento Estratégico: uma no primeiro semestre do primeiro ano de vigência do plano estratégico, com o objetivo de definir o portfólio inicial de iniciativas nacionais, e a segunda no primeiro semestre do quarto ano de vigência do plano, objetivando revisar e atualizar o portfólio.

Para mais informações acesse o regulamento do Prêmio Cooperari.

Texto/Imagem: CSJT