Publicada em 08/03/2021 às 13h20
A sessão administrativa do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) neste 8 de março foi marcada por homenagens ao Dia da Mulher. A desembargadora-presidente Maria Clara Saboya registrou considerar a tarefa de ser mulher “exaustiva e gratificante”. Ela ressaltou as desigualdades no mundo do trabalho, como as diferenças salariais e o acúmulo de responsabilidades nos cuidados com a casa e com a família, ao que ela chamou de “terceiro turno”, em adição aos regulares dois turnos da jornada laboral. Rememorou os avanços conquistados e desejou um futuro com maior equidade.
A vice-presidente do Tribunal, a desembargadora Nise Pedroso, discorreu sobre as lutas das mulheres contra o preconceito, a brutalidade, além daquelas em prol da igualdade de oportunidades e relacionadas a tantas outras frentes. Mas também falou sobre a capacidade de superação e teceu uma homenagem especial às mulheres que formam a Justiça do Trabalho. Encerrou a sua fala com a frase: “Que tenhamos, cada vez mais, oportunidades justas e igualitárias”.
Além das magistradas, outros membros do Pleno, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, e a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI), Laura Botelho, também fizeram homenagens. O diretor da Escola Judicial, desembargador Valdir Carvalho, ressaltou os avanços da participação feminina nesta Justiça especializada, destacando que, atualmente, elas são maioria na composição da Corte pernambucana. Atualmente, há 10 mulheres e nove homens, ao passo que, no início dos anos 80, não existiam magistradas na 2ª instância do TRT6.
A presidente Maria Clara Saboya convidou a todos para participar das palestras em homenagem ao Dia da Mulher, promovidas pela Escola Judicial do TRT6, que acontecerão a partir das 15h30, no canal do YouTube da Escola. A juíza Laura Botelho também convidou para a conferência on-line “Gênero e Democracia”, que ocorrerá amanhã (9), no canal do YouTube da Amatra VI.
Nova coordenação: Também será uma mulher a comandar o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau de Jurisdição do Recife (Cejusc) e o Núcleo de Pesquisa Patrimonial do TRT6 neste biênio de 2021 a 2023: A juíza titular da 23ª Vara do Trabalho do Recife, Juliana Lyra Barbosa, foi designada pelo Pleno para assumir a coordenação das unidades. A juíza Cássia Barata é a substituta.
Aposentadoria: A sessão administrativa também foi marcada por homenagens ao juiz titular da 5ª Vara do Trabalho do Recife, Hélio Luiz Fernandes Galvão, que requereu aposentadoria. Os desembargadores do Pleno fizeram elogios à vitalidade e produtividade do magistrado, que dedicou 28 anos de sua vida profissional à Justiça do Trabalho da 6ª Região. As palavras foram no sentido de que o colega é um exemplo no cumprimento do dever da magistratura; afirmações de que ele deixará saudades e desejos de paz e felicidade em sua nova jornada.
Notícias relacionadas:
Dia Internacional da Mulher | Mensagem da presidente
Palestra em homenagem ao Dia da Mulher será na segunda-feira (8)
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Falcão