Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Tribunal realiza reunião para apresentar Balcão Virtual

Na tarde da segunda-feira (22), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) deu continuidade à divulgação do Balcão Virtual, ferramenta digital que está em funcionamento desde a última quinta-feira (18), proporcionando um canal direto de teleatendimento entre as partes envolvidas nos processos que tramitam em Pernambuco e as 70 Varas do Trabalho e dois postos avançados do estado.

Comandada pelo ouvidor do TRT6, desembargador Fábio Farias, e pelo diretor da Secretaria Gestão de Pessoas, Henrique Lins, a reunião contou com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra6), entre outros convidados.

No início do encontro, o ouvidor do TRT6, desembargador Fábio Farias, destacou a satisfação do Tribunal em poder compartilhar esta nova ferramenta, destacando que o Balcão Virtual “é um importante e inovador instrumento, que vai garantir, de forma ágil e moderna, o acesso dos usuários ao Poder Judiciário”. Coube ao diretor de Gestão de Pessoas, Henrique Lins, detalhar o Ato TRT nº 142/2021 (.odt 283.12 KB), explicando as peculiaridades do funcionamento da nova plataforma. 

Mostrou que o sistema é acessado de forma simples e intuitiva, por intermédio do portal, bastando clicar na aba de navegação “Fale Conosco”. Reforçou que o novo canal de atendimento funciona de forma ininterrupta, durante o horário de atendimento ao público, das 8h às 14h.  Lembrou, no entanto, que o Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico adotados pelo Tribunal. Mostrou o vídeo tutorial disponível, produzido para demonstrar ao usuário a facilidade do sistema. Por fim, explicou que, de acordo com a diretriz estabelecida pelo CNJ, a nova plataforma não será utilizada pelos CEJUSCs, nem para os atendimentos da segunda instância (gabinetes).

Esclarecidas dúvidas pontuais, de forma unânime as autoridades presentes na reunião virtual agradeceram e elogiaram a iniciativa do TRT-PE, destacando o pioneirismo de sua implantação no Judiciário de Pernambuco. Este foi o tom dos pronunciamentos das advogadas Marina Roma (Comissão de Direito do Trabalho da OAB), Catarina Vasconcelos (Ouvidora da OAB), e Simone Teixeira e Adriana Caribe (ambas da AATP); do advogado Bertonny Vasconcelos (representante da OAB - seccional Caruaru); da procuradora-chefe do MPT6, Ana Carolina Ribemboim, e da presidente da Amatra6, juíza Laura Botelho.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Imagem: Captura de tela / DCS / TRT6