Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Balcão Virtual garante comunicação virtual direta com o TRT6 e atinge mais de 11 mil acessos em um mês

O Balcão Virtual, ferramenta que disponibiliza teleatendimento imediato entre as partes envolvidas em processos trabalhistas e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), completa 1 mês de funcionamento em Pernambuco e alcança a marca de 11.690 acessos na página. O Balcão Virtual atende à Resolução 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está disponível nas 70 Varas do Trabalho e 2 Postos Avançados do estado, sempre dentro do horário de atendimento ao público vigente.

Para utilizar a plataforma, implantada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT6 (STIC), o usuário deve acessar o site do TRT-PE, localizar a aba "Contato", no canto superior direito da tela, e clicar em "Balcão Virtual". Do lado direito, ele encontrará o ícone do Balcão Virtual e poderá clicar para ser direcionado à sala virtual da unidade. Caso o ícone esteja na cor cinza, significa que está fora do horário de atendimento. Para mais informações de como utilizar o Balcão Virtual do TRT6, um vídeo tutorial foi lançado.

Cada sala tem pelo menos um servidor, que prestará o primeiro atendimento e, quando necessário, realizará o agendamento para a complementação da demanda, pelos meios eletrônicos disponíveis. Essa é mais uma opção de contato do TRT6 com a população, além dos canais já existentes: celulares, telefones fixos e e-mails, cuja listagem está disponível no menu “Contato” do portal do TRT6. É importante salientar que a ferramenta não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico adotados pelo Tribunal. Dessa forma, não pode ser usado para o protocolo de petições, assim como não é aplicável aos gabinetes dos magistrados.

A presidente Maria Clara Saboya comemora a utilização da ferramenta. "A modernização do Poder Judiciário é muito benéfica para toda a sociedade, pois aproxima o cidadão dos seus direitos, com um atendimento de fácil acesso e resposta célere. Com o isolamento necessário durante a pandemia, o Balcão Virtual se faz ainda mais útil e necessário, prova disso são os mais de 10 mil acessos à página nesse primeiro mês", comentou.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz  / Arte: Simone Freire