Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT6 empossa seis novos magistrados

O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) empossou, na tarde desta sexta-feira (30), seis novos juízes que passam a integrar o quadro da magistratura do TRT-PE. Após participar do primeiro Procedimento Unificado de Remoção, conduzido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), os/as magistrado/as Ana Paula Santos Mendonça, Theanna de Alencar Borges, Alexsandro de Oliveira Valério, Ana Regina Figueiroa Ferreira de Barros, Ticiano Maciel Costa e Pedro Ivo Lima Nascimento, que já atuavam em outros Regionais do país,  vão dar continuidade às suas carreiras em Pernambuco. 

A cerimônia de posse foi iniciada por uma transmissão, a partir de Brasília, conduzida pela presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi. A dirigente empossou os magistrados aprovados no 1º Concurso Público Unificado para ingresso na carreira da Magistratura do Trabalho. A ministra iniciou externando o seu profundo pesar, motivado pelo falecimento do colega, entusiasta e integrante da banca do concurso, ministro do TST Walmir Oliveira da Costa. Explicou que o luto institucional impunha o cancelamento da parte festiva e demais discursos anteriormente previstos para a solenidade. 

Maria Cristina Peduzzi fez uma breve restrospectiva, falando das dificuldades para a realização do 1º Concurso Público Unificado para ingresso na carreira da Magistratura do Trabalho e do também pioneiro Procedimento Unificado de Remoção. Lembrou que estes projetos foram iniciados em 2017, enfrentaram obstáculos, sendo o mais recente a pandemia, e aproveitou para agradecer todos que estiveram envolvidos na sua realização, notadamente o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Por fim, parabenizou e deu as boas-vindas aos novos magistrados que assumiam a toga naquela solenidade, bem como aos demais juízes removidos para os diversos Regionais de todo o país. 

Posse Regional – Concluída a primeira etapa da cerimônia, os/as presidentes dos TRTs assumiram o comando das solenidades locais de posse. No TRT6, a cerimônia foi conduzida pela presidente, desembargadora Maria Clara Saboya. Além dela, compuseram o dispositivo virtual de honra: Nise Pedroso (desembargadora vice-presidente); Ruy Salathiel (desembargador corregedor); Valdir Carvalho (desembargador diretor da Ejud6); Ana Catarina Cisneiros (juíza auxiliar da Presidência); Eduardo Câmara (juiz auxiliar da Corregedoria); Ana Carolina Ribemboim (procuradora-chefe do MPT6); e Laura Botelho (juíza presidente da Amatra6). 

Ao dar as boas-vindas aos novos magistrados que passam a integrar a magistratura da Sexta Região, Maria Clara Saboya mencionou que o Tribunal sempre foi uma referência local e nacional, destacando feitos como, por exemplo, ter atingido a meta “100% PJe”, e ter recebido o Selo Ouro de Qualidade do CNJ. Alertando para o delicado momento de crise econômica e social pelo qual atravessa o país, especialmente agravado pela pandemia, conclamou os empossados para assumirem com entusiasmo e pontualidade o fiel cumprimento das atividades judicantes. Por fim, destacou que, para apoiá-los nesta missão, sempre vão poder contar com o Núcleo de Apoio ao 1º Grau, a Corregedoria, a Amatra, e o Observatório do TRT6. 

Em nome do grupo recém-empossado,  o juiz Pedro Lima do Nascimento fez o juramento. Coube à magistrada Theanna de Alencar Borges fazer um breve pronunciamento. Nele, lembrou da alegria de todos por estarem de volta à região Nordeste. “Escolhemos Pernambuco para dar continuidade à nossa missão de resolver os conflitos trabalhistas, pacificando a sociedade, mas agora com a satisfação de estarmos mais próximos dos nossos familiares”, comemorou.   

Ressaltando o comprometimento do TRT6 com a celeridade processual, bem como sua atenção histórica aos direitos sociais, a procuradora-chefe do MPT6, Ana Carolina Ribemboim, desejou boa sorte aos magistrados, destacando que a Justiça do Trabalho tem se mostrado imprescindível para o país neste momento de grandes dificuldades impostas pela pandemia. A juíza presidente da Amatra6, Laura Botelho, parabenizou o grupo por estar de volta à região Nordeste, após um longo processo de remoção, e colocou a Associação à disposição de todos no decorrer da nova jornada.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares